Em mais uma entrevista pelo Oficina da Net, hoje vamos partir para a área de monetização de sites/blogs. E para isto convidamos nada mais, nada menos que Paulo Faustino do Blog Escola Dinheiro. O Paulo Faustino é um freelancer e blogger profissional, que ganha a vida a fazer trabalhos para clientes e a gerir uma série de projetos online.
Começamos então com nossa entrevista:
OFICINA DA NET - Quando você sentiu que o ramo de internet poderia ser algo promissor para alavancar uma carreira como a sua?
Paulo - Eu me iniciei no mundo da internet em 1998, sendo que na altura era a chamada internet por impulsos e eu utilizava provedores de serviço como o IOL ou o Netc. Comecei a sentir que a internet poderia tornar-se extremamente rentável em meados de 2002, altura em que comecei a efectuar vendas pela internet e a trabalhar com páginas HTML em FrontPage. Na altura o público era ainda muito restrito, mas a Internet era já um meio de comunicação com muitas pessoas, especialmente novos clientes.
OFICINA DA NET - Sem dúvida seu blog o www.escoladinheiro.com é um sucesso para você, qual foi a idéia principal para a construção deste blog?
Paulo - A ideia do Escola Dinheiro é apresentar um misto de vários tipos de trabalho que eu desenvolvo no meu dia-a-dia e que vou também aperfeiçoando e explorando nas minhas viagens pela blogosfera e pela internet. Quis colocar num mesmo espaço, dicas sobre ganhar dinheiro online, optimização para motores, blogging, dicas para se tornar um blogger de sucesso, entre outras coisas.
OFICINA DA NET - Em termos de monetização, o que você diria para quem está começando hoje um blog?
Paulo - Hoje em dia está cada vez mais fácil conseguir ganhar dinheiro online através de programas de afiliação ou pay-per-click, como o Google Adsense, a Netaffiliation, entre outros. A única coisa que digo sempre e procure explicar aos meus leitores mais novos, é que o conteúdo de qualidade deverá vir em primeiro lugar, e só depois deverá ser tida em conta a rentabilização do blog. O que infelizmente acontece muitas vezes, é um determinado blogger começar logo a tentar ganhar dinheiro e ainda só escreveu um artigo no seu blog. As coisas infelizmente não funcionam assim, e muitos desses bloggers acabam por desistir das suas ideias prematuramente e porque não estavam sequer preparados para o insucesso das suas campanhas. Paciência é a chave.
OFICINA DA NET - Ganhar dinheiro com internet para você é uma tarefa simples? Por que?
Paulo - Uma tarefa simples não é. Eu me dedico muitas horas por dia a estudar, ler, aprender, escrever artigos, actualizar todos os meus blogs, trabalhar para clientes e ainda ter ideias para novos projectos e objectivos que pretendo alcançar. Não existe dinheiro fácil, e ainda que considere que sim, ele tem os dias contados uma vez que não está apoiado numa base sólida de rentabilização. Eu sempre digo para os meus leitores que é preferível procurarem construir um perfil de qualidade, acentado em bases sólidos e credíveis, do que tentarem ganhar dinheiro com tudo o que lhes aparece na frente.
OFICINA DA NET - Quais são os fundamentos para se ter um blog rentável?
Paulo - Antes de tudo um bom nome, uma boa imagem, humildade e muito investimento. Vejo diariamente blogs que não passam do nível onde estão simplesmente porque não investem. Para se conseguir ter um blog rentável é necesário que ele seja conhecido. Isso só pode acontecer de duas formas: ou o autor escreve em Inglês, ou então ele tem de investir no marketing. Em Portugal/Brasil o mercado de expansão orgânica é ainda muito pequeno e o volume de pesquisas não permite que um blogger cresça rapidamente em poucos meses, utilizando apenas SEO e SEM. É necessário algo mais além da dedicação e dos conteúdos de qualidade, e isso é seguramente o investimento. Se você não investir e acreditar em si, quem é o que o irá fazer?
OFICINA DA NET - Qual formato de banner é o mais propício a receber cliques? (gráficos ou texto), (tamanho), (posição em um site)
Paulo - Os banners que funcionam melhor, independentemente do tipo de publicidade que passem, são seguramente os quadrados de 300x250 e 250x250. O posicionamento poderá ser alternativo, mas os locais mais rentáveis são à esquerda de um artigo ou na sidebar frontal do blog. Eu geralmente digo aos meus leitores que é importante fazer testes, muitos testes. Procure adaptar a sua publicidade ao seu público, mudando os formatos e fazendo testes por períodos de cerca de 7 a 15 dias. Depois analise o CTR e o ROI das campanhas, e procure perceber qual o padrão que funciona melhor e gera mais cliques para si.
Assim terminamos mais uma entrevista no site.
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