A partir do século XX produtos eletrônicos começaram a chegar a países, como o Brasil. Graças à rede mundial de computadores, a popular Internet que surgiu nos EUA em 1969 durante o projeto da Arpanet na época da guerra fria e que jamais deixou de evoluir, hoje os diferentes tipos de produtos e serviços chegam simultaneamente em velocidade rápida em todo o mundo. Não há duvidas que ela seja responsável por disseminar informações e mudanças, juntamente com as características do mercado da informática e sua área de programação que são utilizadas hoje para incentivar e ampliar o comercio pela rede.
O Comércio Eletrônico surgiu com a evolução das tecnologias na Internet, com objetivo de complementar o processo de vendas e eliminar intermediários da cadeia de suprimento, a fim de auxiliar na globalização da economia através da parceria e negócios e diminuição de limites geográficos. Ele não é só pela internet através de conexão com computadores, mas por meio de anúncios na televisão e principalmente o uso de aparelhos celulares e outros equipamentos eletrônicos.
Sua tendência é crescer a cada dia, pois a Internet nunca deixará de evoluir, devido ter surgido por meio dela a necessidade das empresas e pessoas para se comunicar interagir e transacionar. E hoje o comércio em geral está partindo para a rede acredita-se que é uma das melhores fases de mudança estrutural na sociedade, na verdade é a formação de uma nova sociedade: a Sociedade da Informação, a Era da Digitalização, cujos processos fazem parte de quase todas as atividades do dia a dia de pessoas e profissionais em geral. Pode-se perceber facilmente essa evolução, pois deixamos de escrever cartas, utilizar agendas papel e caneta para anotações, dinheiro para transacionar mercadorias foi substituído por informações de débito e crédito em contas e cartões.
A maior dificuldade desta nova Era são as empresas que não compreendem, e não conseguem se adaptar às mudanças, com certeza em alguns anos, provavelmente ficarão fora de mercado, bem como as pessoas que não partirem para área.Além das mudanças estruturais e profissionais A Internet representa uma revolução cultural dentro das empresas, pois as barreiras geográficas são rompidas e funcionários e dirigentes trocam dados, informações, decisões e conhecimento entre si e com seus fornecedores, revendedores e clientes com muita agilidade criando uma nova cultura digital. Através do contato entre diferentes pessoas e diferentes locais, o tempo e a distância tornaram-se fatores insignificantes, pois além de trabalhar na empresa, é possível trabalhar em casa, bastando para tal ter acesso à rede da empresa. A forma de atendimento ao cliente também foi revolucionada, pois a internet está 24 horas no ar, a alcance global, sempre disponível para trocar informações, a um custo baixo, com um mercado mundial crescente. Os mesmos podem fazer suas compras a qualquer hora, sem precisar enfrentar condições adversas de horários, trânsito e ainda evitar ser mal atendido.
È claro que podem ocorrer falhas nas entregas de mercadorias, mas isto com certeza será solucionado, afinal nem tudo é perfeito ainda né ?
Escolhas do editor
Esse texto foi útil?
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.