Introdução
A técnica de brainstorming têm várias aplicações, mas é frequentemente usada em:

Desenvolvimento de novos produtos - obter idéias para novos produtos e efectuar melhoramentos ao produtos existentes.
Publicidade - desenvolver idéias para campanhas de publicidade.
Resolução de problemas - consequências, soluções alternativas, análise de impacto, avaliação.
Gestão de processos - encontrar formas de melhorar os processos comerciais e de produção.
Gestão de projectos - identificar objectivos dos clientes, riscos, entregas, pacotes de trabalho, recursos, tarefas e responsabilidades.
Formação de equipes - geração de partilha e discussão de idéias enquanto se estimulam os participantes a raciocinar.


Há 3 principais partes no brainstorming:

Encontrar os factos,
Geração da idéia,
Encontrar a solução.
Da busca dos factos na resolução de um problema existem duas sub partes:
Definição do problema,
Preparação.

Inicialmente, define-se o problema. Poderá ser necessário subdividir o problema em várias partes. A técnica de Brainstorming funciona para problemas que têm muitas soluções possíveis tal como a geração de idéias para o seu desenho.

Depois é necessário colher toda a informação que pode relacionar-se com o problema.
Geração de idéias por brainstorming.
Busca da solução. Avaliar e seleccionar as melhores idéias.

Princípios e Regras
O Brainstorming clássico é baseado em dois princípios e quatro regras básicas:


Princípios
Os dois princípios são:


Atraso do julgamento
Criatividade em quantidade e qualidade

A maioria das más idéias são inicialmente boas idéias. Atrasando ou adiando o julgamento, é dada a hipótese de se gerarem muitas idéias antes de se decidir por uma.

De acordo com Osborn, o humano é capaz tanto do julgamento como da criatividade. Embora, a maioria da educação nos ensine apenas a usar o julgamento. Nós apressamos o julgamento. Quando praticamos o atraso do julgamento, permitimo-nos a nós próprios usar a nossa mente criativa para gerar idéias sem as julgar. Não é fácil. Primeiro, não parece natural, mas depois tem as suas recompensas.

Quando geramos idéias, é necessário ignorar as considerações à importância da idéia, à sua usabilidade, à sua praticabilidade. Neste patamar, todas as idéias são iguais. É necessário atrasar o julgamento enquanto ainda não se terminou a geração das idéias.

O segundo princípio é relativo à quantidade e qualidade da criatividade. Quantas mais idéias forem geradas, será mais provável encontrar uma boa idéia. A técnica de brainstorming tira vantagem de associações que se desenvolvem quando se consideram muitas idéias. Uma idéia pode levar a uma outra. Idéias más podem levar a boas idéias. Por vezes, não conseguimos pensar num problema enquanto não houver algumas respostas. Brainstorming dá-nos a hipótese de pôr as idéias que passam pela cabeça no papel, de maneira a conseguir obter as melhores delas.

Usualmente, as linhas de guia que se seguem são chamadas de "regras". Devem ser seguidas como regras, embora sejam apenas linhas de guia ou de direcção.

Regras
As quatro principais regras do brainstorming são:

C
ríticas são rejeitadas: Esta é provavelmente a regra mais importante. A não ser que a avaliação seja evitada, o princípio do julgamento não pode operar. A falha do grupo ao cumprir esta regra é a razão mais crítica para que o sessão de brainstorming não resulte. Esta regra é aquela que primariamente diferencia um brainstorming clássico dos métodos de conferência tradicionais.

C
riatividade é bem-vinda: Esta regra é utilizada para encorajar os participantes a sugerir qualquer idéia que lhe venha à mente, sem preconceitos e sem medo que isso o vá avaliar imediatamente. As idéias mais desejáveis são aquelas que inicialmente parecem ser sem domínio e muito longe do poderá ser uma solução. É necessário deixar as inibições para trás enquanto se geram idéias. Quando se segue esta regra, cria-se automaticamente um clima de brainstorming apropriado. Isso aumenta também o número de idéias geradas.

Q
uantidade é necessária: Quantas mais idéias forem geradas, mais hipóteses há de encontrar uma boa idéia. Quantidade gera qualidade.

C
ombinação e aperfeiçoamento são necessários: O objectivo desta regra é encorajar a geração de idéias adicionais para a construção e reconstrução sobre as idéias dos outros.

Linhas de Direção

Embora, universalmente não haja linhas de direcção aceites universalmente para passos específicos a implementar numa sessão de brainstorming, as seguintes atividades principais são bastante típicas:

Desenvolver um enunciado para o problema.

Seleccionar um grupo de 6 a 12 participantes.

Enviar uma nota aos participantes falando-lhes acerca do problema. Deverá ser incluído o enunciado do problema, o contexto, bem como algumas soluções e outras coisas que se revelem úteis para o caso.

Começar por escrever o problema num quadro visível a todos os elementos pertencentes ao grupo.

Falar, novamente, sobre as 4 regras principais do brainstorming.
Requisitar novas idéias aos participantes pela ordem pela qual estes levantam a sua mão. Apenas uma idéia deve der sugerida em cada momento.
Ter um gravador, ou uma secretária de maneira a que se possa escrever e tomar nota das idéias.

A sessão deve durar cerca de 30 minutos. Não se deve durar quatro horas!
Seleccionar um grupo para avaliação de três a cinco pessoas.
Fornecer ao grupo a lista de idéias e dizer-lhes que sugiram e seleccionem as melhores idéias.

Fornecer ao grupo original um relatório com as idéias selecionadas pelo grupo de avaliação e requisitar a submissão de quaisquer idéias adicionais estimulada pela lista.
Dar a lista final de idéias à pessoa ou grupo de trabalho do projecto.

Composição do grupo
A maioria dos grupos de brainstorming são constituídos por três elementos:

O líder.
Os membros.
Um(a) secretária.

Devem ser escolhidas pessoas que tenham alguma experiência com o problema em causa. É necessário não baralhar os chefes com os trabalhadores. Devem escolher-se pessoas que estejam no mesmo patamar da hierarquia na organização. A maioria das pessoas não se consegue libertar nem ser suficientemente criativo diante do seu chefe.

O líder de grupo deve ser familiar com o processo de brainstorming e ter facilidade em manter-se relaxado, e numa atmosfera descontraída.

A(O) secretária deve ter facilidade na escrita rápida. Esta(e), vai ter que tomar nota de uma numerosa lista de idéias que vão ser geradas. As idéias não têm, necessariamente, de ser escritas exactamente da mesma forma que são ditas. O nome da pessoa que sugere as idéias não deve ser anotado, já que o anonimato encoraja a liberdade de expressão.

Brainstorming é uma boa forma de pensar e um bom caminho a seguir para a criação de um novo slogan para um produto, ou para um novo tema para uma campanha.
Esta é uma boa forma de pensar e de encontrar idéias para uma história de um jornal ou para uma coluna de uma revista.

Deve utilizar-se esta técnica para problemas que tenham um final em aberto.
Como em todas as técnicas criativas, o problema deve ser descrito em termos específicos para que idéias específicas possam ser geradas. Generalidades, mesmo as mais brilhantes, são raramente as soluções mais criativas.

Um problema de brainstorming deverá ter um grande número de possíveis soluções. A resposta nunca é demasiado restrita.

Avaliação do Grupo

Enquanto um grupo típico de brainstorming deverá conter desde seis a doze pessoas, o grupo de avaliação deve conter, exactamente três, cinco ou sete pessoas. Usando um número ímpar eliminam-se as possibilidades de empate quando é efectuada a votação das possíveis soluções.

Esta situação ajuda quando, é procurado um consenso ao invés da votação.

A composição dos membros deste grupo pode variar. Poderá consistir em pessoas que faziam parte do grupo de geração de idéias, ou na combinação de pessoas deste grupo com pessoas externas, ou de um grupo completamente novo de individuais.

Utilizar as mesmas pessoas poderá ter a vantagem de assegurar a familiaridade com o problema, enquanto o uso de um grupo de pessoas externas ao grupo original pode ter o benefício da maior objectividade.

A tarefa do grupo de avaliação é a de avaliar todas as idéias e seleccionar as melhores para uma possível implementação ou estudo adicional. Depois do líder do grupo receber a lista de idéias da(o) secretária, as idéias devem ser editadas certificar e verificar que elas estão descritas claramente e estão concisas. As idéias devem ser organizadas segundo categorias lógicas (usualmente, estas categorias vão de cinco a dez) e apresentadas ao grupo de avaliação para revisão. É possível tornar este processo mais fácil e prático utilizando uma checklist organizada segundo determinados critérios como a simplicidade das idéias, menos custosas em termos de tempo e capital, e outros termos similares. O grupo de avaliação deve verificar as melhores idéias de forma a sujeitá-las a testes práticos.

Brainstorming Individual

A técnica de brainstorming é a clássica técnica criativa de um grupo. De qualquer forma, muitas pessoas adaptaram o brainstorming e usam-no como uma técnica criativa individual.

Isto significa que é sempre possível realizar uma sessão de brainstorming a qualquer altura - e quantas vezes for necessário - sem dinheiro, tempo dispendido a organizar um grupo de pessoas. De facto, muitos indivíduos podem encontrar mais criatividade sozinhos do que fazendo parte de um tradicional grupo de brainstorming. Aliás, a liberdade de estar sempre disponível para um brainstorming individual é incrivelmente fácil de atingir.


Alturas em que pode ser necessária a realização de um brainstorming individual:


Trabalha-se sem cooperação, sozinho.
Trabalha-se sem cooperação, e empregue por conta própria.
Não há disponibilidade para uma sessão em grupo.
As pessoas que o rodeiam não gostam de sessões de brainstorming.
As pessoas que o rodeiam não seguem as regras do brainstorming.
É demasiado dispendioso e caro para si a realização de uma sessão.
O problema é demasiado pequeno para justificar a reunião de um grande conjunto de pessoas.

Quando se utiliza o brainstorming individual, pode ser de grande ajuda o uso de mapas mentais ou semanticmaps para organizar e desenvolver as idéias.


Brainstorming na educação

A técnica de brainstorming não é uma actividade exclusiva de um ambiente empresarial: pelo contrário, na escola esta, pode ser uma técnica muito importante na educação dos estudantes. Este grande ou pequeno grupo de actividade encoraja as crianças a manterem-se focados num tópico e contribuir para uma fluidez de idéias em liberdade.

O professor pode começar por propôr uma questão ou problema, ou introduzindo um tópico. Os estudantes, depois expressam e divulgam as possíveis respostas e soluções, palavras, expressões ou idéias relevantes.

A contribuição é aceita sem críticas ou julgamento. Inicialmente, alguns estudantes podem mostrar-se relutantes em falar e revelar as suas idéias no grupo formado, mas o brainstorming é uma actividade de partilha que encoraja os alunos a participar.

Expressando idéias e ouvindo o que é dito pelos outros, os estudantes podem ajustar o seu conhecimento e compreensão anterior, acomodando a nova informação aumentando os seus níveis de atenção.

Os professores ou educadores devem enfatizar a importância de ouvir activamente os outros participantes durante esta sessão. Os estudantes devem ser encorajados a ouvir com atenção, e educadamente o contributo dos seus colegas de classe, dizendo aos professores que não o conseguem ouvir perfeitamente e pensando em diferentes sugestões e respostas a partilhar.

Referências
[1] http://www.scottberkun.com/essays/essay34.htm, How to run a brainstorming meeting
[2] http://en.wikipedia.org/wiki/Brainstorming, Brainstorming na Wikipedia - EN
[3] Dean Leffingwell, Don Widrig: Managing Software Requirements - A Use Case Approach,

Obrigado
Até a proxima