Cientistas da Universidade de Lancaster criaram um sistema de personalização de anúncios de lojas baseado na movimentação dos olhos humanos. O sistema que até o momento é chamado de Sideways, usa um aplicativo com câmeras que identifica e localiza a movimentação de olhos e rostos, permitindo assim que monitores de TV troquem as imagens dos anúncios conforme o interesse do cliente na hora de comprar.
De acordo com as informações repassadas pelos inventores a BBC, o novo sistema de personalização de anúncios poderá ser usada em lojas dentro de no mínimo 5 anos e assim clientes serão capazes de usar os próprios olhos para controlar o conteúdo nas telas, checando cada item dentro da lista de produtos.
Para Andreas Bulling, um dos criadores do projeto, disse a BBC que, "Usamos uma câmera instalada próximo a tela e assim não precisamos de nenhum equipamento extra para que o sistema detecte os rostos das pessoas e mostre a elas onde os olhos estão prestando atenção".
Tal projeto fora desenvolvido por Bulling e mais dois colegas da Escola de Computação e Comunicação da Universidade de Lancaster e para o cientista o monitoramento através do olhar é um assunto bastante interessante onde declara que, "Espero que a tecnologia esteja disponível em pouquíssimo tempo e assim facilitará as compras dos clientes" "mas vale uma ressalva ai", diz Bulling, "o projeto só dará certo se os consumidores estiverem cientes de que essa nova tecnologia está em funcionamento, pois questões de privacidade poderão ser levantadas", completa o cientista.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.