A partir desta terça-feira (08), como já havia sido anunciado, a Microsoft deixará de atualizar o Windows XP. Assim, os usuários que utilizam o Windows XP serão obrigados a optar por outro sistema.
O Windows XP foi lançado em 25 de outubro de 2001 e é considerado o mais popular do mundo, com 400 milhões de cópias em uso, de acordo com a IDC. A Microsoft lembra que o suporte de antimalware do Windows XP estará disponível até 14 de julho de 2015. Porém, mesmo assim, o sistema operacional não está totalmente protegido.
O sistema operacional foi desenvolvido em um código com 45 milhões de linhas e acabou sendo usado até mesmo após o lançamento do Windows Vista, em 2006. O fim das vendas do Windows XP havia sido programada para janeiro de 2008, porém, acabou sendo prorrogada até 30 de junho do mesmo ano.
"O Windows XP é um sistema operacional muito querido pelos usuários, mas muita coisa mudou nos últimos doze anos. Os sistemas e as ameaças evoluíram e está na hora de seguir em frente", diz Fábio Gaspar, gerente de produto da Microsoft para Windows.
Windows XP no Brasil
No Brasil, de acordo com o site de pesquisas Stats Counter, 16% dos computadores usam o Windows XP. Muitos usuários de outros países já migraram para sistemas operacionais mais atuais, como Windows 7, que domina os mercados europeu e americano. Porém, na China, o Windows XP ainda está presente em 42,6% dos computadores.
"Caso alguma falha de segurança grave do Windows seja descoberta após o fim do suporte, os usuários do XP serão os primeiros a ser infectados", diz Fábio Assolini, pesquisador sênior de segurança da fabricante de antivírus Kaspersky.
Outro problema no Brasil são os caixas eletrônicos. Os bancos estão correndo para atualizar o sistema. No total, 100 mil máquinas são equipadas com o Windows XP.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.