A internet não é apenas uma inovação tecnológica, mas também um aparate tecnológico que alterou toda a forma de comportamento, relacionamento, e outras questões da atual civilização. Mas o seu crescimento estrondoso resultou na necessidade de constante aperfeiçoamente e que sua evolução seja acompanhada para que seus resultados sejam satisfatórios.

 

O Problema

Os buscadores são a evolução da Internet, mecanismos tanto aos usuários, que são ajudados a encontrar a informação, como aos proprietários dos sites que podem dar mais visibilidade ao seu trabalho expondo seu conteúdo na "grande rede". Todos os dias surgem milhares de sites com variedades de tipos de informações mas todos com o mesmo objetivo, levar a sua informação ao maior número de pessoas possível. Dentre todos esses, existem milhares com um mesmo tipo de assunto. E quando uma determinada pessoa realiza uma busca sobre um determinado tipo de informação, qual conteúdo irá aparecer e será o conteúdo que estaria procurando? Há uma dificuldade em encontrar a informação pretendida na imensidão da internet, por vezes o site que contém a informação desejada está tão "escondido" que não o conseguimos encontrar.

O que é SEO?

Search Engine Optimization - Otimização de Sites, MOB, Otimização para Buscas - SEO é a otimização de uma página ou do site inteiro, para ter melhor posicionamento de um site em uma página de resultados de uma busca. De acordo com  o  analista  Danny  Sullivan,  a  frase  "Search Engine  Optimization"  deve  ter  sido  proferida  pela  primeira vez em 1997, onde o primeiro uso documentado do SEO foi feito  por John  Audette,  na  sua  empresa  Multimedia  Marketing Group.

Os Buscadores

Quando pensamos em buscadores, pensamos em Google. Nos seus tempos de estudantes universitários da Universidade de Stanford, Larry Page e Sergei Brin, atuais donos e fundadores da Google, desenvolveram o Backrub, um buscador que se baseava num algoritmo matemático que atribuía o ranque às páginas da Internet.

Em 2005, a Google introduziu um novo conceito de personalização dos seus resultados de pesquisas para cada usuário, fazendo-os depender das suas pesquisas anteriores. Com esse novo conceito, um usuário pode ter um resultado diferente de outro usuário para uma mesma busca. E a Google foi ainda mais longe com essa personalização e aprovou novas políticas de recolha de dados associados aos seus usuários registados, sendo que determinado utilizador que faz uma pesquisa hoje, vê os resultados da mesma serem influenciados pelo relacionar de outras consultas anteriores.

O resultado dos buscadores é a resposta de um processo muito interessante que no artigo - Por dentro do Google Pesquisa - destaco alguns detalhes do principal buscador da internet, o Google Pesquisa. Estes resultados, quando ordenados de forma livre, são ordenados mediante a aplicação de um algoritmo orgânico. 

Por exemplo, ao pesquisar no Google por "oficina da net", o primeiro resultado é este site. O SEO é uma prática sem garantias, pois conforme o Google, não há interferência nos resultados das buscas e a internet está em constante alteração.


Página de resultados de um buscador.

Quanto mais alto surgir o resultado contendo o link para determinado site nos resultados de qualquer busca, maior é a probabilidade de quem pesquisa clicar no primeiro link apresentado e assim visitar o nosso site. Pesquisas de comportamento mostram que usuários tendem a clicar nos cinco primeiros links, começando de cima para baixo, antes de realizar nova busca.

Na imagem que segue "Golden Triangle", pode-se observar a zona dos SERP’s onde há maior probabilidade da pessoa que pesquisa ir clicar em um resultado. Quanto mais perto desta zona conseguir deixar nosso link, maior chance de visitarem esse link. E assim, o SEO assume um importante papel que é aproximar o seu link dessa zona.


Golden Triangle.

Os SERP’s são as páginas de resultados dos  buscadores que devolvem os resultados de uma determinada pesquisa que efetuamos. Com os SERP’s  - Seach Engine Result Pages é possível perceber todo o resultado do trabalho do SEO.

Existem vantagens desse cruzamento de dados, pois pessoas diferentes possuem gostos diferentes e assim a Google consegue "refinar" os SERP’s para irem cada vez mais ao encontro das necessidades dos usuários individuais.

Negócios 

Empresas como a Amazon, Ebay, podem aumentar a sua rentabilidade e volume de negócios com técnicas que coloquem seus links nessa área e assim lhes direcionam mais tráfego oriundo dos buscadores na internet para os seus sites e então conseguem realizar mais negócios online.

O conceito de SEO funde-se com o próprio Google. A Google detém mais de 60% da fatia de mercado dos buscadores (dados da empresa Comscore). O seu algoritmo é único e ultrassecreto e pode ser crucial para o sucesso ou insucesso de um site. Podem existir mais de 200 critérios que o Google utiliza para atribuir um  PageRank  a  uma  página. O Google valoriza os sites que disponibilizam conteúdos de qualidade, com relevância, de navegação fácil, onde os utilizadores encontram facilmente o que pretendem.

Técnica

Do ponto de vista da implementação, considera-se a forma como os buscadores funcionam e o que as pessoas pretendem encontrar. Otimizar um portal pode significar editar o seu conteúdo e o seu código fonte, de forma a aumentar a relevância a palavras-chave, bem como eliminar os  "entraves"  aos buscadores, que indexam os sites pela Internet. Existem várias técnicas utilizadas no SEO.

Segue uma ilustração sobre fatores importantes numa otimização (SEO).


O SEO pode ser dividido em duas partes. Os fatores internos são relacionados ao site. Alguns exemplos são URLs claras, a utilização dos padrões web, títulos de página racionais e a correta utilização das tags html. Já os fatores externos são relacionados a analisa como os outros sites se relacionam com esse site.

Existe alguns práticas não incentivadas pelo Google conhecidas como Black Hat SEO. São utilizadas para enganar os algoritmos do buscador para melhorar o posicionamento da página. Quando descobertas, os sites de busca podem punir os sites que utilizam estas práticas diminuindo a importância do site ou chegando a excluí-lo da sua busca.

Nesse artigo, detalhamos sobre SEO e destacamos sua importância para os resultados de um site. É interessante para os próximos artigos os seguintes temas PageRank, popularidade, Palavras-chave, Meta tags, Links, Backlinks, Links patrocinados que são fatores importantes para determinado site nos resultados das pesquisas em buscadores.

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Fonte: ConsultordeSEOMiguelL.Lobato, RevistaPROGRAMAR.