Uma infância de muitas descobertas, aprendizados e crescimento. Assim podemos definir os primeiros onze anos do Oficina da Net. Ao longo da formação da personalidade desse hoje, pré-adolescente, muito conteúdo foi exposto por aqui. Inicialmente, esse rapazinho despretensioso só queria compartilhar informações e tutoriais sobre tecnologia para poder ajudar aqueles que trabalhavam com isso ou apenas curtiam o assunto. A cada postagem esse jovem site foi crescendo, se fortalecendo, expandindo o conteúdo e conquistando mais e mais leitores. Foi aí que ele se deu conta de que a "brincadeira" estava ficando séria e que o antigo hobby tornou-se referência em tecnologia. Hoje, com 11 anos, o Oficina da Net tem muita história para contar. Mas vamos nos ater em alguns fatos curiosos dessa história que só está começando, apesar da sua já contundente relevância. 

Oficina da Net em números

O Oficina da Net foi criado em 2005 por Nicolas Müller. Porém, as estatísticas do site começaram a ser contabilizadas em 2007. De lá para cá, colecionamos algumas marcas interessantes. 

1. Artigos

Em nossos mais de 3.710 artigos você encontra informações aprofundadas sobre tudo o que envolve o vasto mundo da tecnologia. Nesta seção há material relevante para expandir os seus conhecimentos. Buscamos explicar, da forma mais clara e simples possível, tanto os conteúdos comuns quanto os mais complexos para que qualquer pessoa possa compreendê-los. Se estiver buscando uma especialização em determinado assunto tecnológico, é válido dar uma conferida em nossos artigos especiais. Certamente, entre tantos temas bem explorados e exemplificados que temos por aqui, você encontrará algum que lhe interesse para completar a sua pesquisa e ampliar os seus horizontes. 

Confira a seguir alguns dos muitos artigos especiais que merecem destaque:

  • E se os humanos sumissem?  
  • O impacto da tecnologia em nossas vidas
  • Conheça o mapa do Vale do Silício e suas principais empresas
  • Cidades inteligentes: um conceito, uma realidade
  • O que é a nanotecnologia?
  • 2. Notícias

    Tudo o que é notícia no mundo da tecnologia você encontra aqui no Oficina da Net. Na página inicial elas ganham destaque e, logo que você acessa o site, já fica por dentro do que há de mais relevante e atual. Mas, caso queira verificar todas as notícias basta acessar a seção reservada só para elas e se atualizar sobre os principais fatos que aconteceram no dia, mês ou ano. Atualmente, contabilizamos mais de 8.920 notícias publicadas. 

    3. Entrevistas

    Uma seção inteirinha para matar a curiosidade. Sabe aquelas perguntas que você gostaria de fazer, mas não teve oportunidade? São essas questões que priorizamos nas entrevistas com personalidades importantes que atuam nos mais diversos ramos da tecnologia. Neste espaço você confere as centenas de perguntas e respostas que acumulamos nesses onze anos de Oficina da Net

    Veja também esta entrevista exclusiva, em vídeo, que fizemos com a brasileira, Sandra Feliciano, que quer ser uma das colonizadoras de Marte. 

    E, como você já sabe, a sua participação com sugestões de pautas e indicações de entrevistados (que você gostaria de ver por aqui) são sempre muito bem-vindas! Mande-nos pelo [email protected] e a sua contribuição poderá virar um artigo, uma entrevista, um vídeo, um tutorial ou até o tema prinicipal do ONCast. 

    4. Post campeão de views: 1.6 milhão de visualizações

    Nesses 11 anos de Oficina da Net o campeão de visualizações foi o artigo tutorial, publicado em novembro de 2013, pelo, então editor, Maximiliano Meyer. O post traz o passo a passo de como baixar vídeos do Youtube sem usar programas. Uma dica bem bacana que, mesmo quase três anos após a sua publicação, ainda ajuda o pessoal a fazer o download de um conteúdo do Youtube sem a necessidade de um programa para pesar no seu computador, tablet ou smartphone. E você sabia que isso era possível? Não!? Então, confira o post completo e aproveite para baixar o seu vídeo preferido. 

    j

    5. Oficina da Net TV

    O Oficina da Net TV é o nosso canal no Youtube. Estamos lá desde 2011 e nosso intuito com este espaço é disponibilizar aos nossos leitores os conteúdos do Oficina da Net, que são referências em tecnologia, em formatos diferentes. Para isso, temos dois programas: o ONCast 
    (ao vivo, pelo youtube, nas quartas às 14 horas) e o ONUPdate (ao vivo, pelo Facebook, nas sextas às 11 horas, e disponibilizado no Youtube). Além disso, a equipe do Oficina da Net produz reviews sobre produtos que chegam na redação para teste, videoaulas que ensinam, de forma fácil e didática, e facilitam a sua vida. Ah e a galera ainda faz a transmissão de eventos, ao vivo, com cobertura completa, comentários e, quando necessário, tradução. O Oficina da Net TV é outra forma de estarmos cada vez mais perto do nosso leitor que, por meio desse canal, consegue participar e colaborar inclusive com a construção dos programas. Se inscreva em nosso canal e acompanhe sempre, em primeira mão, tudo o que envolve o mundo fantástio da tecnologia.

    A seguir a transmissão do evento de lançamento do Zenfone 2 no Brasil. A equipe caprichou em quase três horas de cobertura ao vivo. Só um exemplo das muitas e diversas produções disponíveis no Oficina da Net TV. 

    Vídeo incorporado do YouTube

    6. ONCast

    Inicialmente, o ONCast tinha um formato de podcast, mas, recentemente (e atendendo a pedidos dos nossos leitores/ouvintes) ele foi reformulado. Desde a edição 26 o programa é transmitido, ao vivo, em vídeo pelo nosso canal no Youtube. Mas, para quem prefere só ouvir o debate e continuar fazendo as suas atividades, tem o mesmo conteúdo disponível em áudio na seção especial do Oficina da Net e no iTunes. Ou seja, migramos para o vídeo, mas não deixamos de ser também um podcast.

    Com data e hora marcada, todas as quartas às 14 horas, você pode nos ajudar a fazer o programa expondo a sua opinião por meio de comentários na live do Youtube. O ONCast tem uma hora de duração e é dividido em dois blocos. O apresentador do cast é o chefe de redação do Oficina da Net, Márcio Bohrer. É dele a missão de mediar a discussão da equipe de editores sobre o assunto do dia. 

    Com 5.434 visualizações (até o dia da publicação deste artigo) o ONCast, sobre a limitação da internet de banda larga, é o nosso campeão de audiência. Para conferir, basta clicar no vídeo a seguir.

    Vídeo incorporado do YouTube

    Aqui você pode conferir as mais de 30 edições do programa que discute tudo o que é atual e relevante em tecnologia. Não deixe de acompanhar, semanalmente, o ONCast. Para estar sempre informado sobre os programas basta assinar o FEED do ONCast. Iremos lhe avisar sempre que tivermos algo novo por aqui.

    7. ONUpdate

    Lançado no fim de 2015, o programa, que vai ao ar toda sexta-feira às 11 horas no Facebook do Oficina da Net, traz um resumão do que foi destaque no Oficina da Net naquela semana. Com duração de 30 minutos e um formato bem descontraído e, ao mesmo tempo, eficiente os editores passeiam pelos principais conteúdos de tecnologia do site, contando as novidades, dando dicas e deixando, de leve ou não, as suas opiniões. O ONUPdate é uma boa pedida para quem não teve tempo na semana de acompanhar as notícias, mas quer ficar bem informado. Ah e se você não conseguiu ver algum programa ou gostraria de rever, fique tranquilo. Todas as edições do ONUPdate estão disponibilizadas em nosso canal no Youtube, Oficina da Net Tv.

    Vídeo incorporado do YouTube

    8. Reviews

    Os produtos que chegam na redação do Oficina da Net são testados por editores rigorosos e críticos, justamente para poder avaliar e passar para você tudo o que for importante saber antes de comprar, por exemplo, um smartphone. A nossa equipe de testes, preocupada em passar toda a experiência a você leitor, seja ela positiva ou não, produz, em texto e em vídeo, reviews que trazem, além da opinião, informações técnicas e detalhes específicos do aparelho testado. Uma forma eficaz para quem quer saber mais informações completas ou apenas está em dúvida se adquirir um determinado aparelho é ou não uma boa ideia. 

    No site temos uma seção dedicada exclusivamente aos Reviews de Smartphones. Lá é possível visualizar um ranking com a colocação de todos os 44 telefones testados por nós até agora. Além disso, você pode comparar os celulares e saber qual deles é melhor para a sua necessidade. Acesse e confira tudo o que já avaliamos por aqui.

    A análise a seguir é sobre o Motorola Moto G (3ª Geração), o review do Oficina da Net campeão de visualizações (até o dia da publicação deste post): são mais de 30.120 visualizações.

    Vídeo incorporado do YouTube

    9. Tutoriais

    Os tutoriais são uma forma fácil, prática e, o melhor, gratuita de se aprender sobre qualquer coisa. Aqui no Oficina da Net temos uma seção específica com diversos tutoriais, tanto em texto quanto em vídeo. Nossa intenção é simples: facilitar a sua vida, caro leitor. Ao todo, e até a data desta publicação, temos 507 tutoriais dos quais 24 são videoaulas. Os assuntos são diversos: edição de fotos, programação, instalação de softwares, resolução de problemas,formatação, entre tantos outros.

    O nosso tutorial campeão de audiência é o que ensina como fazer o desbloqueio do WhatsApp. Até a data de publicação deste post, o vídeo teve mais de 24.400 visualizações! Certamente, para você que nos acompanha, esse conteúdo já deve ter sido útil, pelo menos, umas duas vezes, não é mesmo? Mas, se você ainda não conhece essa dica, vale a pena assistir ao tutorial que segue, afinal, nunca se sabe quando o aplicativo de mensagens instantâneas pode ser bloqueado novamente no Brasil, né?!

    Vídeo incorporado do YouTube

    10. Equipe

    Este tópico não poderia faltar e não é à toa que ele é o Top 10 neste post especial de aniversário. Afinal fala de quem faz, diariamente, o Oficina da Net. A nossa equipe de redação é composta por 7 integrantes (abaixo você pode clicar no perfil dos editores para saber um pouco mais sobre cada um e ainda conferir todos os posts publicados por eles). Além desse pessoal que trabalha na redação o Oficina conta com mais 19 colunistas que, esporadicamente, nos enviam conteúdo para publicação e ainda com uma equipe de programadores que deixa o site sempre em ordem. Nesses onze anos de existência, o Oficina da Net já teve mais de 200 colunistas de diversas cidades brasileiras. Aliás, se você gosta de escrever sobre tecnologia e tem vontade de fazer parte do nosso time de experts preencha o formulário disponível aqui e nos mande o seu material para avaliação da diretoria. 

    Muitas pessoas têm a curiosidade de saber como é trabalhar para um site, não é mesmo? Pois bem, a equipe de redação do Oficina da Net, se reúne semanalmente para discutir as pautas do site e é, a partir daí que se encaminha a rotina produtiva. A produção de conteúdo é feita por todos e, por aqui, todo mundo faz de tudo um pouco. Todos os editores contribuem com textos, a maioria participa dos programas ONCast e ONUPdate e, cada um tem alguma função mais específica. O Grasiel Grasel é responsável pela parte de edição de vídeos e pela técnica dos programas, além de ser o editor de Games. O Márcio Bohrer é editor chefe e fotógrafo oficial do Oficina da Net e, ainda, apresentador titular do ONCast e do ONUPdate. A Débora Silveira é a editora que está por dentro de tudo o que rola no Netflix e também é quem acompanha a polêmica da limitação da internet de banda larga no Brasil. A editora, Rafaela Pozzebon, é responsável pelas notícias do site. O Daniel Oliboni é editor e também é o cara das videoaulas. Eu, Marluci Fontana, sou a responsável pela produção dos programas ao vivo (ONCast e ONUPdate) e dos artigos especiais do Oficina da Net. E, coordenando a equipe, está o Big Boss Nicolas Müller que também produz conteúdo para o site. Todas essas pecinhas juntas é que fazem a diferença para que, nesses onze anos, o Oficina da Net se tornasse referência em tecnologia.

    11. Redes Sociais

    Por fim, mas não menos importante, estão as nossas redes sociais. O Oficina da Net está no Twitter, Facebook, SnapchatInstagram. Nos siga para saber tudo o que rola no site e nos bastidores da redação. Com certeza você irá curtir, compartilhar e, porque não, dar boas risadas com a rotina dessa equipe dedicada e divertida. Use as hashtags para sabermos que você está nos acompanhando e claro, comente, fale conosco. Nós adoramos conhecer e interagir com os nossos leitores. 


    11 Anos e uma vida tecnológica inteira pela frente

    Ao comemorarmos mais um ano de vida do Oficina da Net percebemos que só temos motivos para festejar. E, um dos motivos mais importantes da nossa lista, é você, nosso caro leitor! Por isso, preparamos este post especial de aniversário para demonstrarmos, com 11 fatos para se saber sobre o Oficina da Net, o quanto você é importante para nós. Tudo o que trazemos aqui é pensando única e exclusivamente em você que nos acompanha. E que venham muitos e muitos anos para que possamos continuar fazendo o que mais gostamos: conteúdo de qualidade sobre tecnologia. Alguma dúvida de que, apesar dos 11 anos, este "pré-adolescente" vai ter um futuro brilhante?! A gente aposta que sim!

    Série especial aniversário Oficina da Net

    Este artigo faz parte da série especial produzida em comemoração aos 11 anos do Oficina da Net feitos no dia 04/07/2016.  Veja o segundo conteúdo da série que traz uma linha do tempo com os artigos publicados em cada ano que tiveram destque maior. Você não pode perder nesta quarta-feira, 06/07/2016, às 14 horas ao vivo pelo canal Oficina da Net TV, no Youtube, o ONCast especial de aniversário. O programa terá a participação do fundador do Oficina da Net e de toda equipe de editores do site. Estaremos respondendo as mais diversas perguntas que recebemos dos nossos leitores por meio da promoção #RepórterON e iremos sortear, entre esses participantes que estiverem acompanhando ao vivo o programa, um Mouse Corsair Katar e um Headset Corsair Void Wireless. Demais, né?! Na quinta-feira (07/07/2016) a série continua com todas as perguntas recebidas pelo #RepórterON respondidas e postadas aqui no site. E, para encerrar a semana de aniversário com chaves de ouro, teremos um ONUPdate diferente. É imperdível, né?! Então não deixa de passar aqui para conferir todo esse conteúdo especial que estamos produzindo com muito carinho para você, querido leitor, que nos acompanha sempre! Não esqueça de deixar o seu comentário. Você já sabe, mas não custa nada lembrá-lo que a sua opinião é sempre muito importante para nós!

    Parabéns Oficina da Net, parabéns a você, amigo leitor!