Nesta quarta-feira (1), a Samsung anunciou nos Estados Unidos o Galaxy A13 5G. O modelo tem como principal objetivo oferecer um hardware mais poderoso em relação ao seu antecessor Galaxy A12, mas mantendo o baixo custo para a categoria intermediária. Com um design diferente e especificações mais modernas, a empresa pretende popularizar o 5G com um aparelho mais acessível. Dentre as baixas, o aparelho agora oferece apenas três câmera e não quatro como o seu predecessor.

Galaxy A13 5G tem câmera de 50 MP e tela de 90 Hz

O design do Galaxy A13 5G passou por algumas mudanças quando comparado com o modelo de 2020. As câmeras traseiras, por exemplo, agora possuem uma lente a menos, mas também foram organizadas em um módulo vertical, substituindo o visual de cooktop da versão anterior.

Galaxy A13 5G é anunciado pela Samsung. (Crédito: Samsung/Divulgação)
Galaxy A13 5G é anunciado pela Samsung. (Crédito: Samsung/Divulgação)

Ele agora conta com um visual muito mais próximo dos modelos de última geração, que oferecem um acabamento premium, além de um certa sofisticação, apesar de estarmos falando de um smartphone intermediário. Por outro lado, a tela ainda conta bordas espessas e um entalhe em forma de gota para abrigar a câmera frontal.

Samsung Galaxy A13 5G - Veja aqui a ficha técnica completa

Tela e processamento

A tela do Galaxy A13 5G é composto por um painel LCD de 6,5 polegadas com resolução HD+ (720 x 1.600 pixels), e oferece uma taxa de atualização variável de 90 Hz, o que pode garantir um melhor aproveitamento da bateria, sem gastar excessos de energia.

Quanto às especificações, a Samsung promete tornar o Galaxy A13 o celular mais barato de seu portfólio com conectividade de última geração. Para isso, o processador escolhido é o MediaTek Dimensity 700, aliado de 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, mas é possível expandir o espaço para até 1 TB ao utilizar um cartão micro SD.

Câmeras e bateria

Inserido em um discreto furo na tela, a câmera para selfies tem resolução de 5 MP — uma baixa se comparada a lente de 8 MP do Galaxy A12. Os sensores traseiros também sofreram perdas para reduzir o preço do smartphone. A Samsung decidiu retirar a lente ultrawide, mas oferece uma principal de 50 MP, mais uma lente macro de 2 MP e um sensor de profundidade com a mesma resolução de 2 MP.

Por fim, o tanque energético do Galaxy A13 5G fica a carga de uma bateria de 5.000 mAh que possui suporte para carregamento de 15W. Para fechar o pacote, o aparelho ainda oferece tecnologia NFC, leitor de impressões digitais na lateral e a presença da One UI que roda sob o Android 11.

Preço e disponibilidade

Por ora, o Galaxy A13 5G pode ser encontrado apenas nos Estados Unidos, onde é comercializado pela operadora AT&T. As vendas começam a partir de amanhã, 3 de dezembro, mas podem ser encontradas também pelo site oficial da fabricante no país.

Embora não haja nenhum previsão de lançamento em outros mercados, se vendido no Brasil, abaixo você pode conferir o preço oficial do Galaxy A13 5G seguido pela conversão direta sem contar os impostos brasileiros:

Galaxy A13 5G

  • 4GB + 64GB: US$ 249 (~R$ 1.407)