Após a formalização da parceria entre o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o Telegram há uma semana atrás, a plataforma de mensagens instantâneas criou no dia 17 de maio um canal dedicado ao combate das fake news (notícias falsas) durante este período de eleições no Brasil. Através deste canal, os usuários do Telegram poderão se informar a respeito de "notícias, serviços, datas importantes do calendário eleitoral, campanhas, e outras informações relacionadas à Corte Eleitoral", segundo a primeira publicação feita pelo administrador do canal.

Segundo o documento da parceria entre o Telegram e o TSE, o canal oficial do TSE no aplicativo de mensagens servirá para "divulgar informações oficiais sobre as eleições, suporte da equipe técnica do Telegram para o desenvolvimento de um robô para tirar dúvidas dos usuários sobre as eleições, bem como o desenvolvimento de uma nova funcionalidade na plataforma para marcação de conteúdos desinformativos."

Canal extrajudicial no Telegram para denúncias

Além do canal oficial do TSE no Telegram, o acordo promete também um canal extrajudicial para que o Tribunal Superior Eleitoral realize denúncias na plataforma. Quando ocorrer alguma denúncia, o Telegram irá realizar uma investigação interna para verificar se os canais citados "violam algum dos termos de serviço e políticas da plataforma".

Outros acordos

Houve também outros acordos para haver menos desinformação e mais informações úteis. No dia 15 de fevereiro de 2022, o TSE realizou acordos e renovações de parcerias com as principais redes sociais e plataformas digitais utilizadas pela população brasileira. Isso inclui: Twitter, TikTok, Facebook, WhatsApp, Google, Instagram, YouTube, LinkedIn, Kwai e Spotify.

De acordo com o TSE, há 4 anos a Justiça Eleitoral vem realizando ações para combater a disseminação de notícias falsas relacionadas às eleições.