O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder trouxe muitas perguntas e mistérios em sua primeira temporada. Ao longo das últimas semanas, os assinantes do Prime Video criaram teorias e se envolveram em debates sobre as possibilidades da produção, que fez um enorme segredo sobre elementos como a identidade de Sauron.
Usando o mistério como aliado, o enredo de Os Anéis de Poder conseguiu despertar a curiosidade do público, que tentava desvendar quem eram - e quais seriam seus destinos - personagens como Halbrand e o Estranho. Pois bem, o último episódio respondeu algumas destas perguntas, assim como revelou quem era Sauron, mas também deixou pontas soltas para o próximo ano da série. Entre essas pontas soltas está um dos maiores mistérios da primeira temporada; quem é o Estranho?
Os Anéis de Poder - O Estranho é Gandalf?
Os primeiros minutos do último episódio de Os Anéis de Poder falam com todas as letras que o Estranho é na verdade Sauron, o Lorde Sombrio. A teoria era forte entre os fãs, e muitos acreditavam que tal revelação aconteceria em algum momento. Porém, o fato é que na verdade tal afirmação era a base para uma grande reviravolta dentro do próprio season finale.
Com o desenrolar do episódio, o Estranho acaba compreendendo que não é Sauron, pois é bom - Algo que diz com as próprias palavras. Além disso, na mesma cena o personagem é chamado de Istari pelas vilãs, o que revela mais sobre sua origem e aponta sua verdadeira identidade.
Se o Estranho é um Istari, ele é um dos magos enviados para a Terra-Média. Tal fato não confirma que o personagem é Gandalf, pois em momento algum o mesmo se apresentou com qualquer título ou nome que já tenha sido utilizado pelo mago. No entanto, devemos lembrar que a série deixou pistas sobre o Estranho ser o Cinzento durante toda a primeira temporada.
Frase pode ser a resposta
Embora o Estranho possa ser até mesmo Saruman, ou quem sabe Radagast, há um momento no último episódio que pode ser a resposta. Já na sua cena final, o personagem dispara a seguinte afirmação pequenina Nori: "na dúvida, sempre siga seu nariz". Tal frase foi dita por Gandalf, quando interpretado por Ian McKellen, em A Sociedade do Anel.
Com isso, parecemos ter uma indicação concreta sobre a identidade do personagem. Além disso, devemos lembrar que os Pés-Peludos virão a se tornar os Hobbits, sendo assim a série também parece construir a relação de Gandalf com os pequeninos, o que é mais uma pista importante.
É verdade também que, segundo os livros, Gandalf apareceu na Terra-Média apenas na terceira era. Mas a série da Amazon segue também um caminho próprio, apesar de seguir muito do que já está estabelecido.