O Amazon Prime chegou ao Brasil em 2019 prometendo a entrega rápida e gratuita de milhões de itens, e desde então tem investido massivamente em sua rede logística, distribuição e transporte. O serviço foi além das compras e hoje oferece um pacote de entretenimento, incluindo Prime Video, Amazon Music Prime e eventos como o Prime Day.

A plataforma Prime Video, em especial, se destacou com séries e filmes Originais Amazon, como O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder e The Boys, além de esportes ao vivo e parcerias com serviços como Globo, Max e Telecine.

A partir de 2025, o Prime Video no Brasil passará a exibir anúncios em seus conteúdos, conforme divulgou a Amazon, com a promessa de manter um volume de publicidade bem menor do que o da TV tradicional ou de outras plataformas de streaming. No entanto, os assinantes poderão optar por um plano sem anúncios, cujo preço será divulgado em breve. Vale lembrar que o preço atual da assinatura Prime não será alterado nesse primeiro momento.

Outros streamings já tem anúncios

Esse movimento segue uma tendência no mercado de streaming, já adotada por outros gigantes. O Disney+, por exemplo, lançou recentemente no Brasil um plano mais acessível, mas que inclui anúncios. Para quem está buscando alternativas mais econômicas, pode ser uma opção interessante, embora seja necessário avaliar o impacto das propagandas na experiência de assistir a filmes e séries. Se quiser saber mais sobre o plano com anúncios do Disney+, você pode conferir os detalhes aqui.

Outra plataforma que seguiu essa estratégia foi a Netflix, que também oferece uma opção mais barata com anúncios. A gigante do streaming busca atrair novos assinantes sem abrir mão da receita publicitária. Quer entender se vale a pena optar pelo plano com anúncios da Netflix? Veja mais informações aqui.

Com a crescente concorrência entre os serviços de streaming e a busca por novos modelos de negócio, os consumidores podem esperar mais opções e flexibilidade na hora de escolher qual plataforma usar, equilibrando custos e experiência de visualização.