Recentemente a Amazon lançou o Amazon One, uma nova tecnologia biométrica que permite aos clientes entrar e pagar por itens nas lojas colocando a palma da mão sobre um dispositivo de digitalização.
Para que funcione, os usuários primeiro precisam vincular a palma da mão a um cartão de crédito salvo anteriormente. Depois disso, os usuários podem pagar apenas com a mão.
Para começar, o Amazon One será uma opção de entrada em duas de suas dezenas de lojas Amazon Go, localizadas perto de sua sede em Seattle. Com o tempo, a Amazon planeja introduzir a tecnologia em mais de suas lojas físicas nos próximos meses.
A Amazon também espera vender a tecnologia de digitalização da palma da mão para outras empresas, como varejistas, estádios e prédios de escritórios. A empresa disse que já está em "negociação com vários clientes em potencial".
Em março, a Amazon havia dito que iria começar a vender a tecnologia que alimenta suas lojas sem caixa, chamada "Just Walk Out", que permite que os clientes entrem em uma loja digitalizando um aplicativo e saiam sem esperar na fila. Câmeras e sensores rastreiam quais itens os clientes escolhem e os cobram quando saem.
Os esforços da Amazon para licenciar tecnologias para outros varejistas podem causar alguns obstáculos. Não está claro se os varejistas concorrentes desejarão adotar a tecnologia em suas lojas e, potencialmente, entregar os dados dos clientes a um rival.
Como funciona o Amazon One?
Segundo relatos, o registro para este tipo de conta de pagamento de reconhecimento de impressão de palma não requer a abertura de uma conta na Amazon. Os usuários só precisam inserir o cartão do banco no dispositivo. Em seguida, eles devem seguir as instruções na tela para associar suas impressões da palma da mão à forma de pagamento.
Dilip Kumar, vice-presidente de varejo físico e tecnologia da Amazon, disse que o Amazon One coletaria dados sobre onde os clientes compram, mas não o que compram ou quanto tempo passam em lojas de terceiros.
A Amazon é um poderoso player de varejo on-line e off-line. A Amazon deve registrar participação de quase 40% do mercado de comércio eletrônico este ano, além de investir massivamente em espaços de varejo com uma enorme quantidade de lojas Go, lojas Whole Foods, lojas 4 estrelas e lojas Amazon Books, junto com uma nova rede de supermercados Fresh.
Os clientes também podem ter receio de entregar dados biométricos a um dos maiores varejistas do país. A Amazon abordou as questões de privacidade no lançamento do Amazon One, dizendo que projetou a tecnologia para ser "altamente segura".
As imagens da palma da mão não são armazenadas no dispositivo Amazon One e, em vez disso, são criptografadas e armazenadas em uma área segura que foi "customizada na nuvem". Os usuários do Amazon One também poderão solicitar a exclusão de seus dados biométricos após usá-los, seja por meio do dispositivo ou on-line.
A Amazon disse que escolheu usar a tecnologia de escaneamento da palma da mão porque é "considerada mais privada" do que outras alternativas biométricas, que incluem coisas como a tecnologia de escaneamento ocular ou reconhecimento facial. "Você não pode determinar a identidade de uma pessoa olhando para a imagem de sua palma", acrescentou a Amazon e, como os dados são criptografados, não há como associar a imagem da palma da mão salva com o consumidor que usa o serviço.