Na terça-feira (1º), o Google começou a distribuir a versão 60 do Chrome para Android, com algumas novidades. Através da atualização, os usuários poderão barrar definitivamente os anúncios que fazem os celulares vibrar.
Grande parte dos usuários já devem ter se deparado com isso enquanto navegavam pela web. Assim que o Google anexou tal possibilidade através da ferramenta Web Vibration API, ele estava pensando em games móveis e também outros conteúdos interativos que pudessem usar o recurso. Infelizmente, o uso principal do recurso foi em anúncios extremamente invasivos, que em muitos casos mentem que o celular está infectado com algum malware para sugerir a instalação de um "antivírus".
Agora, com o Chrome 60, isso não será mais possível, já que o Google restringiu o uso da Web Vibration API. Ela continua lá, porém, para que o celular vibre, o usuário precisa antes tocar na página, indicando interesse em interagir com o conteúdo.
Para completar as novidades, o Google ainda limitou o uso da função beforeunload do JavaScript. Tal ferramenta estava sendo utilizada para exibir um alerta ao usuário quando ele tentava fechar a aba do navegador, porém agora só poderá ser usada caso tenha interagido com o site de alguma forma tocando a tela.
O Google apresenta um novo widget para buscas. Assim, ao pressioná-lo, em vez de direcionar o usuário para o aplicativo do Google, o atalho acaba abrindo a barra de endereços do navegador.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.