O Android permitirá encontrar um celular mesmo que ele esteja desligado. A informação veio através do site 91Mobiles através do informante Kuba Wojciechowski, onde foi dito que o Google está desenvolvendo um recurso "Find My Device" capaz de encontrar um smartphone mesmo quando ele estiver desligado, de forma semelhante ao sistema da Apple.
Em dezembro de 2022, o Google chegou a revelar um recurso que possibilitaria achar celulares Android que estivesse desconectado da internet. Entretanto, de acordo com o vazamento recente, a empresa pretende trazer uma tecnologia capaz de localizar telefones Android que estão desligados.
Android vai encontrar o celular mesmo com ele desligado
Nos celulares do Google, o novo recurso será chamado de Pixel Power-off. De acordo com Kuba, o Google está trabalhando na construção de uma grande rede com todos os dispositivos Android. Devido ao compartilhamento do código-fonte inicial do Android 14 com OEMs inscritos no Programa de Acesso Antecipado, foi descoberto que os desenvolvedores incluíram uma nova definição de Hardware Abstraction Layer (HAL) chamada "hardware.google.bluetooth.power_off_finder".
De acordo com os comentários sobre o código-fonte, as chaves Finger Network pré-computadas serão enviadas para o chip Bluetooth do aparelho, que será mantido mesmo quando o celular for desligado. Esse mecanismo é muito parecido com o utilizado pelos iPhones, que contam com a funcionalidade há um bom tempo.
Quais celulares irão suportar o novo recurso de localização do Android?
Ainda não se sabe quais são os celulares que irão suportar o Find My Device capaz de localizar aparelhos desligados, mas acredita-se que o Pixel 8 terá suporte à novidade. Entretanto, ainda não se sabe se o Pixel 7 e o Pixel 6 irão suportar esta funcionalidade, pois é necessário manter o chip Bluetooth ativo o tempo todo.