O Android 14 deve trazer uma melhoria importante no setor de notificações. A próxima versão do sistema operacional móvel do Google, que teve sua primeira beta liberada na semana passada, vai oferecer uma opção para desativar as notificações em tela cheia, impedindo que os aplicativos ocupem o display inteiro do aparelho e, consequentemente, atrapalhem alguma tarefa que esteja em andamento.
Mais controle nas notificações
Segundo o jornalista Mishaal Rahman, o Android 14 terá uma opção que permite interromper as notificações em tela cheia de qualquer aplicativo. Após ativar o recurso, esse tipo de alerta aparecerá no mesmo formato de outras notificações.
Por exemplo, se você impedir as notificações em tela cheia do WhatsApp, quando alguém ligar para seu número por chamada de voz/vídeo, o mensageiro não vai mais ocupar a tela inteira do aparelho, mantendo apenas uma notificação comum.
Here's a before and after of what happens when you take away this permission from an app: pic.twitter.com/3Zhd8mNrSr
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) April 13, 2023
O mesmo acontecerá com os alarmes, por exemplo. Atualmente, assim que eles começam a tocar, o sistema impede a visualização de outros conteúdos na tela de bloqueio. Felizmente, esse "problema" deve ser totalmente eliminado com a chegada do Android 14.
A nova função pode ser encontrada em "Configurações > Aplicativos > Acesso especial a aplicativos > Gerenciar intenções de tela cheia". Entrando no menu, haverá uma lista de todos os aplicativos habilitados para as notificações em tela cheia, bem como um botão para desativar esse recurso.
Disponibilidade
A versão beta do Android 14 está disponível para proprietários do Pixel 4a (5G) e modelos mais recentes. Caso queira testar o sistema, basta fazer o download da imagem via OTA (através desse link).
A compilação pode ser instalada nos seguintes modelos:
- Pixel 4a (5G);
- Pixel 5 e 5a;
- Pixel 6 e 6 Pro;
- Pixel 6a;
- Pixel 7 e 7 Pro.