O Google vem trabalhando pesado no desenvolvimento do Android 14, prometendo melhorias na função arrastar e soltar e imagens mais brilhantes e coloridas no Google Fotos, por exemplo. Agora, surgiram novas informações sobre essa próxima versão do sistema operacional, mais especificamente a respeito do gravador de tela, que oferecerá um nível aprimorado de privacidade ao ocultar dados pessoais e notificações.
Maior privacidade
Conforme descoberto pelo jornalista Mishaal Rahman, o Google atualizou a ferramenta nativa que permite gravar a tela do aparelho para entregar mais privacidade. Atualmente, o sistema permite desligar o microfone e silenciar toques, mas no Android 14, será possível ocultar informações confidenciais.
Além disso, a ferramenta ainda entrega a possibilidade de limitar a gravação a um único aplicativo. Antes de ativar o recurso, o usuário agora pode escolher a opção de gravar apenas um aplicativo específico. Feito isso, o software vai exibir uma lista dos apps abertos recentemente, mas também é possível visualizar todos os instalados.
Caso o usuário saia do aplicativo selecionado durante a gravação, o sistema vai exibir uma tela preta no arquivo final, impedindo a visualização de informações pessoais para garantir que nenhuma mensagem, widget ou outro aplicativo presente na tela inicial seja mostrado.
Naturalmente, o Android 14 também vai oferecer a opção de gravar toda a tela do smartphone, mas entregando aos usuários a possibilidade de ocultar apenas as notificações e a barra de status, impossibilitando a exibição de outros tipos de dados na gravação.
Quando o Android 14 será lançado?
Ainda não há uma data confirmada para o lançamento do Android 14. De acordo com o cronograma de testes do sistema operacional, é possível que o programa beta, que antecede o lançamento oficial, seja finalizado em agosto deste ano. Assim, é provável que o lançamento ocorra a partir de setembro ou outubro de 2023.