O Android 14 será mais incisivo para prevenir a perda da audição do usuário. Mishaal Rahman, do site AndroidPolice, relata que testou o recurso "alerta de som alto do fone de ouvido" do Android 14, uma funcionalidade que foi mencionada no Google I/O 2023, durante a palestra "O que há de novo na acessibilidade do Android". Veja a seguir os detalhes sobre o novo mecanismo para proteção auditiva dos usuários de celulares e tablets Android.
Novo recurso de "alerta de som alto do fone de ouvido" do Android 14
Mishaal diz que foi possível entender como funciona o novo recurso "alerta de som alto do fone de ouvido" do Android 14 "graças ao mais recente lançamento do código-fonte" do sistema operacional do Google. Ao que parece, o recurso funciona analisando diferentes momentos da reprodução dos sons de uma música ou vídeo ao invés de simplesmente evitar que o usuário fique em um determinado volume por "x" horas.
O Android 14 faz uma "análise dependente da frequência" do áudio reproduzido para estimar "qual alto e potencialmente prejudicial é o conteúdo de um sinal [de áudio]". Além desta análise, o sistema operacional também aplica "atenuação ou amplificação do volume aplicado ao longo do tempo para distribuir a exposição [do som] em uma janela de 1 semana".
Há diferentes tipos de avisos para os momentos em que o Android 14 detectar que o usuário está escutando suas músicas em volumes inadequados para a preservação da saúde auditiva. Há mensagens como "exposição momentânea", além de "1x" e "5x", que avisam quantas vezes você atingiu o nível máximo recomendado e pode "ouvir seus fones de ouvido com segurança em um período de uma semana". Os parâmetros utilizados pelo sistema operacional são definidos pela IEC 62368, que é um padrão de segurança para dispositivos de áudio/vídeo vendidos na União Europeia criado pelo Comitê Europeu de Padronização Eletrotécnica (CENELEC).
Não funciona em todos os fones de ouvido
Segundo o AndroidPolice, o mecanismo de proteção da audição do usuário no Android 14 só funciona se você estiver utilizando fones de ouvido cabeados com plugue USB-C ou 3,5mm (P2). Infelizmente dispositivos Bluetooth não permitem que o sistema funcione adequadamente para mensurar os momentos onde a audição da pessoa pode ser prejudicada devido ao volume alto.