O Android 13 é a versão mais popular do sistema operacional mobile do Google atualmente. Esse feito foi obtido apenas um ano depois de seu lançamento, algo que não é comum de acontecer. A informação sobre a distribuição das versões do Android nos dispositivos foi revelada recentemente em outubro pelo Google, de acordo com o site GizChina.
Android 13 é a versão do sistema mais utilizada atualmente
Abdullah, do site GizChina, relata que a atualização mais recente sobre a distribuição das versões do Android é a do dia 1º de outubro de 2023. Como você pode ver na imagem abaixo, o Android 13 é a versão mais popular do sistema operacional mobile do Google e está presente em 22,4% dos dispositivos Android ativos. Entretanto, note que a popularidade do Android não é devido ao fato de ser a versão mais recente, com exceção do recém-lançado Android 14, que chegou com o Pixel 8.
O Android 12, que está em 15,8% dos dispositivos ativos, não está em segundo lugar dentre as versões mais populares do sistema operacional. Logo depois do Android 13, o Android 11 se encontra em 2º lugar, estando presente em 21,6% dos dispositivos ativos. Até mesmo o Android 10 é mais popular que o Android 12 e está em 16,1% dos dispositivos.
Mesmo o Android 9 sendo antigo, a versão do SO ainda detém 10,5% do mercado. Porém, depois dele a participação das versões anteriores começa a cair com mais força. O Android 8 está em 7,3% dos dispositivos enquanto o Android 7, 6 e 5 estão em apenas 2% dos aparelhos.
Ranking de presença de cada versão Android em celulares ativos
Confira abaixo o ranking de outubro de 2023 da distribuição das versões do Android nos smartphones ativos.
- Android 13 (22,4%)
- Android 11 (21,6%)
- Android 10 (16,1%)
- Android 12 (15,8%)
- Android 9 Pie (10,5%)
- Android 8 Oreo (7,3%)
- Android 7 Nougat (2,6%)
- Android 6 Marshmallow (1,9%)
- Android 5 Lollipop (1,4%)
Por que a distribuição das versões do Android é tão fragmentada?
Há diversas razões pelas quais a distribuição das versões do Android é fragmentada. A primeira delas é a forma como elas são liberadas, pois o Google libera suas atualizações somente para as fabricantes e elas que irão decidir como irão liberar o update para seus produtos.
Outro ponto a se levar em consideração é o grande número de diferentes modelos de dispositivos no mercado, onde cada um tem uma configuração de hardware diferente, dificultando para as empresas realizarem testes e lançarem novas atualizações para todos os aparelhos comercializados.
Por fim, ainda há o fato de que nem todas as pessoas atualização o sistema operacional de seus aparelhos e isso geralmente ocorre por preocupações sobre a duração da bateria, o desempenho e/ou a compatibilidade com aplicativos específicos.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.