O Android trará um indicador de saúde da bateria. Mishaal Rahman, do site AndroidAuthority, diz que o Android 14 já possui as bases iniciais que permitem rastrear informações sobre a saúde da bateria do celular ou tablet. Entretanto, é dito que o recurso não chegará nas atualizações desta versão do Android. Confira todos os detalhes sobre esta grande novidade para dispositivos Android!
Qual a vantagem de saber o estado de saúde da bateria?
Saber o estado de saúde da bateria do celular é importante, caso você queira manter o smartphone por muitos anos ou o suficiente para que ele receba todas as atualizações de sistema operacional (SO) que ele tem direito. No caso dos telefones do Google, os Pixel, são oferecidos 7 anos de atualização.
Quando houver o indicativo pelo Android de que a bateria está muito degradada, ficará mais fácil de saber o momento certo que o usuário deverá realizar a troca da bateria. Atualmente, o Android já coleta em segundo plano diversas estatísticas relacionadas à bateria. Mas ainda não há uma forma de saber o estado dela sem a utilização de aplicativos de terceiros.
Google já estrá trabalhando no novo recurso de saúde da bateria
O Google está trabalhando em um recurso que permitirá rastrear o nível de degradação da bateria de dispositivos Android. De acordo com o AndroidAuthority, o Google já implementou novas APIs para isso no Android 14, mas o sistema operacional ainda não oferece ao usuário a oportunidade de visualizar este tipo de informação.
A versão mais recente do aplicativo Serviços de configurações (extensão do app Configurações no celular Pixel e outros dispositivos) possui uma página chamada "saúde da bateria". Entretanto, esta página não mostra o estado real de saúde da bateria, exibindo somente um alerta dizendo que "as baterias se degradam com o tempo e duram menos horas entre cargas".
Lançamento e disponibilidade
O recurso de exibir o status da saúde da bateria de dispositivos Android provavelmente será implementado quando o Android 15 for lançado, segundo o AndroidAuthority. Como sempre, a nova funcionalidade deverá chegar primeiro aos celulares Google Pixel.