O Google está lançando um novo recurso de segurança no Android 15 que vai te deixar mais tranquilo. Imagine que você está andando por aí com o seu celular, de repente, alguém tenta arrancá-lo da sua mão. Apesar do susto que essa situação pode gerar, o Google está lançando um "modo ladrão" para o Android 15 que vai ajudar a proteger seu aparelho, bloqueando a tela do aparelho imediatamente.
Android 15 beta 2 apresenta "modo ladrão" que bloqueia o celular
Chamado de "Theft Detection Lock" (algo como "Trava de Detecção de Roubo"), esse recurso inteligente vai usar a tecnologia IA do Google para identificar movimentos suspeitos, como alguém tentando arrancar seu celular de você e sair correndo.
Então, como funciona na prática? Digamos que você esteja andando na rua e um ladrão tente roubar seu celular. O "Theft Detection Lock" entra em ação e bloqueia automaticamente a tela do seu aparelho, impedindo que o ladrão tenha acesso aos seus dados.
Essa novidade é especialmente útil no Brasil, como em situações onde temos o famoso golpe da "gangue da bicicleta", quando criminosos atacam pessoas distraídas para roubar seus celulares.
Além disso, o Google também está implementando outras medidas de segurança. Por exemplo, se alguém tentar desbloquear seu celular várias vezes sem sucesso, a tela será bloqueada automaticamente. E se o ladrão tentar desconectar o aparelho repetidamente, o acesso aos seus conteúdos será trancado.
Quando e para quais aparelhos
O mais legal é que esse "modo ladrão" não será um recurso exclusivo do Android 15, pois po Google pretende disponibilizar a função em dispositivos a partir do Android 10 ainda em 2024. Isso vai permitir que você não precise trocar por um aparelho mais novo para usufruir do novo recurso antirroubo.
Alguns desses aparelhos que ainda rodam o Android 10 incluem:
- Linha Samsung Galaxy S10
- Linha Samsung Galaxy Note 9
- ASUS Zenfone 6
- Huawei P30
- Linha Xiaomi Redmi Note 7
- Pocophone F1 e F2
- LG G8s, G7
- LG V50 e V40
- Moto G7, G7 Plus, G7 Play e G7 Power
- Motorola One Vision e One Action
O que você achou da novidade? Deixe seu comentário!