Enquanto a maioria das pessoas ainda estão aguardando pela chegada do Android 15, começaram a surgir as primeiras informações do Android 16, sistema que já está em desenvolvimento. A prévia para desenvolvedores, lançada pelo Google nesta semana, mostra três mudanças significativas em áudio, alertas e privacidade. Veja o que podemos esperar do sistema operacional, que será lançado oficialmente em 2025.
O que você precisa saber:
- Histórico de privacidade: agora você pode revisar 7 dias de atividades de apps.
- Áudio Bluetooth Auracast: permite compartilhar som com vários dispositivos simultaneamente.
- Menos notificações: reduz o volume de alertas repetitivos para minimizar distrações.
1. Privacidade: mais controle sobre o que os aplicativos fazem
Uma das mudanças mais importantes está no Painel de Privacidade. Anteriormente, ele permitia visualizar apenas 24 horas de atividades, como uso da câmera, microfone ou localização. No Android 16, será possível revisar até 7 dias. Isso é útil para quem quer acompanhar de forma ainda mais precisa e completa sobre o que seus aplicativos fazem em segundo plano, aumentando o controle sobre a segurança do dispositivo.
2. Compartilhamento de áudio aprimorado
Outro recurso aguardado é o suporte ao Bluetooth Auracast, uma tecnologia que permite compartilhar áudio com múltiplos dispositivos Bluetooth ao mesmo tempo. Isso significa que dois pares de fones de ouvido, por exemplo, poderão reproduzir o mesmo som. A funcionalidade será compatível com inicialmente modelos como o Pixel 8 e Pixel 9, mas não estará disponível para o Pixel 8a.
3. Notificações menos irritantes
A função chamada Resfriamento de Notificação chega para resolver o problema de alertas repetitivos de um mesmo aplicativo. Se várias notificações forem enviadas em sequência, o sistema vai reduzir gradualmente o volume do som desses alertas. Embora seja um detalhe pequeno, ele melhora a experiência, especialmente para quem recebe muitas mensagens em um curto espaço de tempo.
O Android 16 deve ser lançado só no ano que vem. Por enquanto, você pode observar se seu aparelho vai receber a atualização do Android 15. Veja a lista de cada fabricante: