Lançado neste ano o Android Oreo 8.0 promete ser duas vezes mais rápido no boot inicial, além de permitir utilização de dois apps em simultâneo, preenchimento automático mais inteligente, mais segurança entre os aplicativos e redução nas atividades em segundo plano para uma maior economia de bateria.
O sistema encontra-se disponível apenas para os aparelhos Pixel e Nexus do próprio Google, porém a atualização para esse sistema já está garantida em diversos smartphones. Inclusive algumas fabricantes já iniciaram os testes com o Android Oreo, portanto basta aguardar até que ele seja definitivamente liberado. Fabricantes como: Essential, General Mobile, HMD Global Home of Nokia Phones, Huawei, HTC, Kyocera, LG, Motorola, Samsung, Sharp e Sony, são parceiras do Google e vão receber o sistema operacional em algumas de suas linhas de smartphones.
Confira a lista de novidades que o Android Oreo 8.0 traz para o usuário:
Adiar Notificações
No Android Oreo é possível adiar notificações, para isso basta deslizar a notificação para a direita, tocar no ícone do relógio e selecionar quando você deseja receber essa notificação novamente, assim você pode ficar tranquilo, pois não perderá suas notificações caso não possa vê-las na hora. Além disso, as notificações estão ocupando menos espaço, ao tocá-las também possível ler por completo, mas normalmente aparecem apenas minimizadas.
Aviso de notificações
Sempre que houver novidades nos aplicativos, junto aos ícones aparecerão pontos indicando o número de notificações pendentes. Ao acessar os aplicativos você consegue ver na mesma tela do que se tratam essas notificações, para descartar basta arrastar para o lado. A função pode ser desabilitada nas configurações.
Economia de Bateria
O sistema está mais otimizado para o consumo da bateria, evitando gastos desnecessários com aplicativos em segundo plano, além de oferecer mais configurações que permitem uma maior duração da bateria.
Ferramentas de seleção de texto
O Android agora pode identificar números telefônicos e endereços, fazendo com que seja mais fácil selecionar estes tipos de textos. Ao tocar duas vezes no texto desejado ele é selecionado e estará pronto para ser copiado.
Formato dos ícones
Os ícones dos aplicativos terão seus formatos modificados de acordo com as preferências do usuário, sem a necessidade de instalar nada, As informações é de que são quatro formatos, sendo um quadrado, redondo, quadrado "arredondado" e no formato de gota.
Função picture-in-picture
No Google Maps, a função picture-in-picture (PiP) executa automaticamente, assim que a navegação é iniciada. O PiP também é bastante funcional em ligações ou chamadas de vídeo. Para usar basta realizar a ligação, tocar no botão home e pronto, a imagem ficará no formato em miniatura. A diferença aqui é que ao arrastar a janela para baixo, a ligação é encerrada, no caso dos vídeos eles continuam na aba de notificação.
Esta função permite que o usuário assista a um vídeo ao mesmo tempo que usa outros aplicativos, por exemplo, no Chrome, ao dar play em um vídeo e colocá-lo no modo full screen, basta tocar o botão home, que o vídeo ficará em miniatura, ainda em execução, dando a liberdade para o usuário arrasta-lo pela tela, ai é só abrir os outros aplicativos normalmente. Para fechar a miniatura de visualização basta arrastar a janela para a parte inferior da tela.
Instant Apps
O Instant Apps é um aplicativo que está presente de forma nativa no Android Oreo, e possibilita o uso de outros aplicativos nativos através de URLs, sem necessidade de que o aplicativo esteja instalado no aparelho.
Novos Emojis
Os emojis antigos deram espaço para novos totalmente redesenhados, segundo o Google, foram feitos para garantir uma "comunicação mais consistente". Além do emojis remodelados ainda foram adicionadas 60 novas figuras.
Segurança nos apps
Para proteger seus usuários o Google tem adotado medidas de segurança, uma delas foi é por meio do Google Play Protect, que já vem incorporado no Android Oreo. Nas configurações ficam disponíveis informações sobre frequência de vistorias e quando ela ocorreu pela última vez, para garantir mais segurança ao usuário.
WiFi automático
A ferramenta de WiFi automático funciona da seguinte forma, assim que você sair de uma rede segura e desligar o WiFi, quando você voltar ele será ligado automaticamente, sem a necessidade de que qualquer ação seja realizada pelo usuário. Para garantir a segurança essa ferramenta só funciona com redes seguras conhecidas, não conectando automaticamente em redes WiFi, sem senhas ou liberadas.