Nesta quarta-feira (31) os usuários do Telegram no iOS acabaram tendo a surpresa de que o aplicativo havia sumido da App Store, deixando de estar disponível para download. O desaparecimento aconteceu sem qualquer aviso prévio, apesar de aqueles que já possuem o software instalado em seus aparelho, seguirem com o uso normal, o fato chamou atenção da comunidade, pela falta de explicações.
O ocorrido parece ter afetado as lojas de todo o mundo, e inclusive a nova versão o do Telegram , chama de X, que não está disponível para download, inclusive aqui no Brasil. O fundador da empresa, Pavel Durov, explicou que o ocorrido é apenas uma pequeno problema e deve ser resolvido em breve.
Porém até o final da manhã desta quinta-feira (01), as versões do Telegram ainda permanecem indisponíveis na App Store. No entanto, aqueles que possuem o software instalado em seus aparelhos, conseguem se comunicar normalmente com seus amigos, além de conseguirem utilizar todos os recursos desta plataforma.
O que se especula sobre o fato, é de que se trata de algum erro ou alguma atualização que acabou indo contra os termos de uso da App Store. A semana para os usuários do Telegram foi conturbada, muito devido ao lançamento do Telegram X, versão mais leve e rápida do mensageiro, que também contém recursos adicionais e experimentais, que além de ser uma alternativa para smartphones com configurações mais modestas, vai servir de prévia das mudanças que estão por vir e em desenvolvimento no app.
A versão do Telegram X foi inicialmente liberada apenas no iOS, porém a companhia já confirmou que está trabalhando em uma edição para Android, que deve ser lançada em breve. O suporte da plataforma não confirmou se os dois eventos estavam relacionados, afirmando que a remoção dos aplicativos da App Store foi intencional.
We were alerted by Apple that inappropriate content was made available to our users and both apps were taken off the App Store. Once we have protections in place we expect the apps to be back on the App Store.
— Pavel Durov (@durov) 1 de fevereiro de 2018
Durante a manhã de hoje, Durov voltou a comentar o assunto, afirmando que a equipe de desenvolvimento do mensageiro foi alertada sobre conteúdo "inapropriado" nas versões do Telegram. Por este motivo o mensageiro foi removido do ar temporariamente para que a empresa aplique as correções necessárias. A explicação no entendo não deixa claro o motivo que fez com que o aplicativo fosse tirado do ar.
Mas apesar de tudo, serviu para interromper algumas especulações feitas pelos fãs do app, que já estavam considerando a substituição do aplicativo tradicional pela versão X. Algo que não foi o caso.
Até o fim da manhã o aplicativo ainda não se encontrava na loja da Apple, porém já no início da tarde ele pode ser encontrado e baixado normalmente.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.