O aplicativo de mensagens está testando um algoritmo para os Status que classifica as atualizações por relevância, em vez de ordem cronológica. O WhatsApp está começou a testar o recurso com um pequeno número de usuários do iPhone no Brasil, na Espanha e na Índia, porém, já planeja disponibilizá-lo no futuro para todos os usuários do aplicativo, segundo fontes familiarizadas com os planos da empresa.
A nova classificação algorítmica ordenará as atualizações de status do WhatsApp, ou seja, na versão de Histórias do aplicativo de mensagens, com base na atualização mais relevante. Até agora, as atualizações foram colocadas em ordem cronológica inversa, com o Status mais recente aparecendo primeiro. Mas esse método pode ser pesado para alguns, pois dá preferência às pessoas que postam com mais frequência.
Em vez disso, o novo algoritmo levará em consideração uma variedade de sinais, como os status com os quais você costuma visualizar e interagir, bem como com quem envia mensagens com mais frequência.
Se fosse qualquer outro aplicativo, esse tipo de mudança não seria particularmente surpreendente. Mas WhatsApp é um pouco diferente pelo fato da privacidade. Isso porque, ao contrário do Facebook e do Instagram, o aplicativo de mensagens criptografadas não coleta muito dados sobre seus usuários.
O novo algoritmo não mudará isso, pois as informações que ele precisa para fazer suas determinações serão mantidas nos telefones dos usuários e não tocarão nos servidores do WhatsApp (se você tiver backups ativados, suas preferências serão salvas como parte do backup). Ainda assim, o Facebook tem uma história confusa com algoritmos. Quando o Facebook moveu o News Feed pela primeira vez para um feed algorítmico desagradou a muitos usuários, e o algoritmo do Instagram ainda é muito criticado.
É claro que o Status já tende a ser um pouco diferente em relação ao feed típico de mídia social, já que você só vê atualizações quando as duas pessoas são salvas na lista de contatos. E o grupo com o qual você tem uma mensagem é provavelmente menor do que o feed típico do Facebook ou do Instagram para começar.
Portanto, é possível que os efeitos de um algoritmo não sejam tão dramáticos. Mas mesmo os menores ajustes podem ser controversos quando você tem mais de 450 milhões de pessoas usando um recurso todos os dias. É provável que esta seja uma mudança que será introduzida lentamente. Após os testes iniciais com usuários do iPhone na Espanha, no Brasil e na Índia, a empresa começará os testes com o Android. Esses primeiros testes ajudarão a informar quaisquer ajustes que precisem ser feitos antes que ele esteja pronto para um lançamento oficial.
Fonte: Mashable
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