O iFood se tornou um dos assuntos mais falados nas últimas 24 horas. Se você é um usuário ou não do serviço de delivery de refeições, deve ter percebido a enxurrada de vídeos, notícias e tweets ventilados nesta terça-feira (2), falando sobre a invasão ao aplicativo da empresa. Diversos restaurantes cadastrados na plataforma tiveram seus nomes alterados para frases como "Lula ladrão", "Vacina mata", além de termos pejorativos, mensagens negacionistas e outros ataques políticos.
O iFood foi hackeado?
A repercussão do problema chegou em todas as redes sociais em pouco tempo, e nisso, os usuários logo relacionaram o problema com um ataque hacker. Diversos usuários começaram a ficar preocupados com a segurança dos seus dados pessoais cadastrados na plataforma, em especial os dados de pagamentos, como os cartões de crédito. Entretanto, a empresa divulgou uma nota dizendo que não há com o que se preocupar.
Por meio do seu perfil oficial no Twitter, o iFood anulou a possibilidade do problema ter sido ocasionado por um invasor e explicou que "o incidente foi causado por meio da conta de um funcionário de uma empresa prestadora de serviço de atendimento que tinha permissão para ajustar informações cadastrais dos restaurantes na plataforma". A empresa ainda disse que esta ação foi realizada de forma indevida, e o acesso da prestadora precisou ser interrompido.
O iFood ainda comunicou que apenas 6% dos restaurantes cadastrados na plataforma tiveram seus nomes alterados.
O incidente foi causado por meio da conta de um funcionário de uma empresa prestadora de serviço de atendimento que tinha permissão para ajustar informações cadastrais dos restaurantes na plataforma, e que o fez de forma indevida.
— iFood (@iFood) November 3, 2021
Cartão de crédito em perigo?
Já que o problema foi causado por uma falha interna, o iFood também esclareceu que os dados de meios de pagamento "não são armazenados nos bancos de dados do iFood", ficando gravados apenas nos dispositivos dos próprios usuários. Ademais, a empresa informa também que "não houve qualquer indício de vazamento da base de dados pessoais de clientes ou entregadores cadastrados na plataforma".
O incidente foi causado por meio da conta de um funcionário de uma empresa prestadora de serviço de atendimento que tinha permissão para ajustar informações cadastrais dos restaurantes na plataforma, e que o fez de forma indevida.
— iFood (@iFood) November 3, 2021
Como excluir minha conta do iFood?
Mesmo com a explicação da empresa, alguns usuários ainda temem pela integridade dos seus dados pessoais, por isso, consideram retirar essas informações do sistema ou até mesmo excluir a conta do aplicativo.
Se você quer apenas atualizar as informações de pagamento cadastradas, faça o seguinte:
- Abra o aplicativo do iFood no seu celular (Android ou iOS);
- Vá em Perfil;
- Toque em Carteira;
- Toque em Formas de pagamentos;
- Escolha o cartão cadastrado e selecione Remover.
Mas se prefere excluir sua conta do iFood, dentro da opção Perfil, siga para:
- Toque em Ajuda;
- Dentro da aba Categorias, toque em Privacidade e dados;
- Toque em Quero excluir minha conta;
- Por fim, vá em Excluir conta.
Segundo o iFood, os dados do usuário são deletados do serviço em até 45 dias após sinalizar que deseja apagar definitivamente a conta.
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