Se você costuma usar o iFood ou outros serviços de delivery de refeições, é bom ficar de olho. Na última sexta-feira (29), os criminosos voltaram a atacar com o "golpe da maquininha" ou "golpe do delivery" e conseguiram levar pouco mais de R$ 4,5 mil de um casal que simplesmente realizou um pedido no iFood. Ainda não se sabe se a fraude tem participação do entregador cadastrado na plataforma, que depois de cobrar valores indevidos pela máquina de cartão, ainda entrega o lanche solicitado pelo cliente.
Casal perde R$ 4.507 em "golpe da maquininha"
Em entrevista ao portal BHAZ, o casal Larissa Mota e Lucas Mota explicou o que aconteceu naquele dia e o que levou eles a perceberem que tinham caído em um golpe. Segundo eles, o pedido foi realizado normalmente por meio do app do iFood, até que um telefone com o DDD 011 (São Paulo) ligou.
Ao atender, eles foram notificados por uma "moça, que se passando pelo iFood, disse que a moto quebrou e que eles iam mandar outro motoboy no lugar". Entretanto, esse "motoboy era particular", e para concluir o pedido, exigiria o pagamento de uma taxa de R$ 7.
Ao BHAZ, a mulher explica que a responsável pela ligação ainda pedia que o pagamento fosse realizado no débito ou crédito, argumentando que o iFood faria o ressarcimento logo em seguida.
O entregador chegou
Quando o entregador chegou, foi Lucas quem desceu para a portaria do prédio para retirar o pedido e fazer o pagamento da taxa de entrega. Segundo ele, "o homem ficou de capacete e máscara durante todo o tempo", o que dificulta a identificação da pessoa, até mesmo para saber se era o mesmo entregador que aparece no aplicativo.
"A maquininha não estava apagada totalmente, mas não aparecia valor nela, ela ficava em comunicação com o celular [do homem]. A maquininha era só para passar a senha. Na primeira vez, ele mostrou a tela do celular com R$ 7."
Depois da primeira tentativa, o homem disse que a maquininha acusou uma falha e pediu para repassar o valor. Como Lucas já havia confirmado o valor na primeira tentativa, Larissa explica que "ele não se preocupou mais em olhar o valor". O procedimento foi feito várias vezes, com o pagamento sendo realizado no débito e crédito.
Afirmando que o pagamento não havia sido realizado, o entregador disse que "iria solicitar o pagamento para a empresa" e foi embora. Foi então que a ficha caiu.
Prejuízo
Depois de algum tempo, algumas notificações do banco foram enviadas ao celular de Lucas, o que fez eles acreditarem que alguém havia tentado clonar o cartão. Foi só no sábado (30) que o casal viu que a compra no débito tinha sido aprovada. O pagamento de R$ 7, na verdade, causou um prejuízo de R$ 4.507.
Houve o contato com o banco, que bloqueou o cartão, além do registro de boletim de ocorrência no domingo (31). O casal também abriu uma reclamação por meio do chat do iFood e o casal está aguardando um retorno da plataforma.
Cuidado com os golpes do delivery
Os criminosos têm sido cada vez mais criativos ao aplicar golpes, e por isso toda segurança é pouca. Para evitar essas situações constrangedoras, o iFood disponibiliza um link com orientações relacionadas ao "golpe da maquininha". Ali, encontramos a descrição deste golpe e de suas variações, situações que podem nos surpreender, além de explicar como os usuários da plataforma podem se livrar de investidas criminosas.
Em um trecho da matéria, a empresa explica:
"Esse tipo de golpe, em geral, tem a ver com a adulteração do visor da máquina ou com um aplicativo instalado no celular para receber um valor muito superior ao do pedido. O fraudador lança na maquininha, por exemplo, o valor para pagamento de R$ 3.039, em vez de R$ 39."
O Oficina da Net também ressalta que é necessário ter mais que a costumeira atenção nesses casos, e por isso, criamos um artigo que dá dicas para evitar cair nos golpes da maquininha.
Com informações de BHAZ.
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