A manhã desta sexta-feira (10) começou com muitas reclamações de usuários do ConecteSUS. Segundo os relatos, os comprovantes de vacinação não aparecem mais no aplicativo, mas em alguns casos, o app nem chega a abrir. A causa da falha foi um ataque hacker aos sites do Ministério da Saúde e do ConecteSUS. Em ambas páginas, o grupo invasor que já assumiu o ataque escreveu que o portal sofreu um "ransomware" e que "50 TB de dados foram copiados e excluídos".
Ministério da Saúde e ConecteSUS são invadidos por hackers
O ConecteSUS, aplicativo responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, exigido para acessar locais públicos, deixou de funcionar durante a madrugada, quando o Lapsus$ Group assumiu a autoria do ataque cibernético e ainda deixou a seguinte mensagem nas páginas que saíram do ar;
"Nos contate caso queiram o retorno dos dados"
A mensagem sumiu pouco antes do fim da madrugada, mas até o momento, os dois portais continuam intermitentes. O Oficina da Net aguarda o posicionamento do Ministério da Saúde sobre o assunto, além de informações sobre alguma previsão de retorno de funcionamento do site. Por enquanto, não há maiores informações.
Veja alguns prints do ConecteSUS tiradas há alguns minutos:
O que é um ransomware?
Ransomware é um vírus que sequestra o conteúdo do computador da vítima e coleta um resgate em dinheiro, geralmente usando a moeda virtual Bitcoin, o que torna difícil rastrear qualquer informação dos criminosos. Para roubar os dados, esse tipo de vírus criptografa os dados do sistema operacional para impossibilitar o acesso dos usuários.