Spotify e Apple Music são os pesos pesados da indústria de streaming de música, mas qual deles é o melhor não está claro. O streaming de música é um grande negócio, e depois de anos de serviços disponíveis, tornou-se um mercado muito grande. Em geral, muitos aplicativos estão tentando manter a atenção dos assinantes dispostos a pagar uma taxa mensal. Entretanto, dois gigantes estão tendo mais destaque no topo da parada: Spotify e Apple Music.
Com muitos usuários de smartphones ouvindo música regularmente, uma assinatura de um aplicativo de streaming é imperdível. Como os dois são mais proeminentes no mercado, a maioria dos usuários escolherá um ou outro como seu serviço de escolha.
Os dois parecem serviços de música similares do exterior, e são muito intercambiáveis. A partir de uma análise mais aprofundada, há um certo número de diferenças entre as duas opções de entretenimento de áudio.
E embora os usuários de um serviço não tenham necessariamente uma vontade de trocar de plataforma, podem haver benefícios em uma, que na outra não tem, mas que seriam interessantes. Sendo assim, confira a seguir, um comparativo entre as mesmas.
Apple Music x Spotify: Idade e Público
Em geral, o Spotify é o mais antigo, e atua no mercado desde 2006. Por isso, tem o maior tempo consecutivo no mercado. O Apple Music foi criado muito mais tarde em 2015, mas se beneficia da história da Apple com o iTunes, que foi lançado em 2001, seguido pela iTunes Music Store em 2003.
Além disso, não foi um projeto que a Apple começou do zero, pois os elementos vieram da Beats Music, o serviço que comprou como parte de sua aquisição mais ampla de US$ 3 bilhões da Beats.
Como opção de streaming de longa data, o Spotify se consolidou como o gorila de 800 quilos do mercado. É dito isso, pois segundo uma pesquisa divulgada em janeiro, o Spotify foi o maior globalmente, com uma participação de 31% em 2021, embora abaixo dos 33% em 2020.
A mesma pesquisa apontou que o Apple Music era o segundo colocado, atendendo a 15% dos quase 524 milhões de ouvintes globais de serviços de streaming de música. Como a Apple não fornece o número de assinantes, não há uma palavra oficial sobre quantos assinam. O Spotify diz ter 182 milhões de assinantes.
O Apple Music é o concorrente mais próximo do Spotify, embora ainda distante. No entanto, é seguido de perto por Amazon Music e Tencent Music com 13% cada e 8% para o YouTube Music. Diante disso, é possível que o Apple Music seja ultrapassado por um concorrente em breve.
Nem o tamanho da base de assinantes nem a idade do serviço serão importantes para os usuários finais, além de saber que ambos têm considerável conhecimento e tamanho que estarão por perto por algum tempo. Eles não vão desaparecer da noite para o dia de repente. Os dois estão aqui para ficar.
Melhor opção: Aparentemente o Spotify é a preferência de grande parte dos usuários.
Apple Music x Spotify: Músicas e Conteúdo de Áudio
Algo que pode ser muito importante para os usuários é o catálogo de músicas e conteúdos disponíveis para ouvir. Não adianta pagar por um serviço se ele não tem a música que você gosta.
De acordo com o Spotify, ele tem "mais de 82 milhões de faixas, incluindo mais de 4 milhões de podcast". Enquanto isso, a Apple oferece um catálogo mais extenso de 90 milhões de músicas para ouvir.
A diferença na quantidade não importa para a maioria dos usuários, pois ambos cobrirão confortavelmente a grande maioria das faixas de música popular. Mas a questão é que cada um tem muita música para você passar.
Há uma diferença em termos de qualidade para ouvir essa música se você olhar para bitrates. Os aplicativos do Spotify oferecem uma qualidade de fluxo Ogg Vorbis equivalente a 160kbps para usuários gratuitos, enquanto seu serviço premium sobe para 320kbps.
O bitrate padrão do Apple Music é menor em 256kbps para streams AAC, mas não é o fim da história. Há Lossless para levar em conta. A Apple lançou lossless como sua opção de áudio de alta definição, que oferece música com uma fidelidade maior do que o normal. Isso inclui dois níveis de qualidade: lossless de 24 bits/48kHz e 24 bits/192kHz Hi-Res Lossless.
Para contornar essas quantidades mais altas de bits significa que uma maior quantidade de largura de banda é necessária. Para o Apple Music Lossless, isso significa uma taxa de bits de até 1.411kbps, muito maior do que o normal.
A principal ressalva aqui é que você precisa do hardware adequado para ouvir áudio Lossless. O Spotify disse que introduziria um serviço similar de alta fidelidade, chamado Spotify HiFi, mas não conseguiu lançar apesar de sua promoção, e em janeiro, foi adiado indefinidamente.
Ambos os serviços oferecem playlists com curadoria produzidas por especialistas em música, mas o Apple Music faz um melhor com "Radio". Estações como Apple Music 1 e Apple Music Hits são estações de rádio efetivamente digitais com hosts e playlists com curadoria, com programação transmitida ao vivo para todos os usuários que sintonizam simultaneamente.
Melhor opção: Além de ter mais opções, a Apple Music tem uma qualidade de som superior.
Apple Music x Spotify: Podcasts e outros conteúdos
Tanto a Apple quanto o Spotify estão familiarizados com podcasts, desde que o conteúdo de longa duração que eles podem fornecer aos usuários, mas eles operam de forma diferente.
Para começar, o Spotify oferece podcasts dentro de seu aplicativo, claramente como podcasts. Tecnicamente falando, os podcasts na plataforma da Apple são uma entidade separada realizada dentro do aplicativo Podcasts. Cada lado oferece conteúdo exclusivo que o outro não pode e muitos podcasts de terceiros para ouvir.
A Apple faz muito mais com vídeo, oferecendo vídeos musicais ao lado de faixas, documentários e outros conteúdos. O Spotify fornece vídeo limitado, como reprodução de podcast de vídeo e alguns conteúdos exclusivos, mas certamente não é tão grande quanto a oferta da Apple.
Melhor opção: Por ter um aplicativo único, tanto com músicas e podcasts, o Spotify parece a melhor opção. Assim, você não precisa ficar acessando vários apps para ouvir alguma coisa.
Apple Music x Spotify: Outros Recursos
Além do lossless acima mencionado, o Apple Music fornece uma coleção grande de recursos que poderiam beneficiar os usuários. Para começar, o Espaço Áudio com suporte ao Dolby Atmos significa que você pode desfrutar de um efeito 3D para músicas especialmente produzidas.
Com os dispositivos de áudio pessoais da Apple necessários, como os AirPods Max, você pode desfrutar de ouvir áudio ao seu redor, mudando à medida que move a cabeça. Em seguida, há a reprodução offline, com os usuários capazes de baixar músicas e ouvi-las a partir de seu dispositivo sem acesso à Internet. O Spotify também oferece isso sob seu serviço Premium.
A profunda integração com o ecossistema da Apple também ajuda muito o serviço, como permitir que as consultas da Siri reproduzam qualquer coisa no catálogo. Acessar a música em todos os dispositivos da Apple, e entregar entre itens, como um iPhone para um Mini HomePod, dá ainda mais controle sobre como um usuário ouve suas músicas.
Com a inclusão de um player baseado na Web e aplicativos para plataformas não-Apple, como Android e Windows, o Apple Music também pode ser usado em um número considerável de dispositivos que uma pessoa pode possuir.
Da mesma forma, você tem um amplo suporte a dispositivos para o Spotify, novamente com uma riqueza de aplicativos para usar. Na maioria dos lugares onde você pode tocar Apple Music, você pode fazer o mesmo com o Spotify.
Melhor opção: Os dois ficam empatados nesse quesito.
Apple Music x Spotify: Camadas gratuitas
Uma grande diferença é como cada serviço trata os usuários livres. O Apple Music não oferece um nível gratuito, mas fornece uma avaliação de serviço gratuita por 30 dias. Às vezes esse teste pode ser longo, até seis meses com a compra de alguns dispositivos de áudio. Mas você terá que pagar uma assinatura ou sair depois desse tempo.
Enquanto isso, o Spotify oferece uma assinatura Premium, bem como um plano Gratuito. Esse nível gratuito está sempre disponível, mas você não tem a mesma experiência que aqueles que pagam pelo serviço. Os usuários gratuitos terão que ouvir publicidade interrompendo suas listas de reprodução para começar. Isso acontece a cada 2 ou 3 músicas, o que não é tão diferente das rádios comerciais.
Você também não é capaz de reproduzir uma música específica sob demanda, pois você está limitado a ouvir playlists aleatórias, como um álbum ou lista de reprodução que contém a música, mas em shuffle. Isso não se aplica ao Spotify no desktop, mas pode ser irritante ao ouvir através de um smartphone.
Enquanto isso, os usuários pagantes têm acesso ilimitados para pular em listas de reprodução. Já quem não paga, pode descobrir que não podem pular faixas de tempos em tempos. Se você está em um local com Internet irregular, você pode ter problemas para ouvir música em primeiro lugar, já que não há opção de escuta offline.
Por fim, você não obteria os streamings de música de alta qualidade no nível gratuito, pois eles são reservados para Premium. Embora você possa se dar bem com a opção sem custo do Spotify, ele sempre estará te estimulando com frustração para pagar.
Melhor opção: o Apple Music tem uma versão gratuita de 30 dias, muito melhor que a opção free do Spotify.
Apple Music x Spotify: Planos e Assinaturas
Valores da Apple Music:
- Estudantes: Assinatura Universitária do Apple Music por R$ 11,90 por mês;
- Individual: custa apenas R$ 16,90 por mês, após o período de teste gratuito;
- Familiar: Até 5 pessoas podem usar sua conta no grupo de Compartilhamento Familiar, e você paga apenas R$ 24,90 por mês;
- As assinaturas Individual e Familiar do Apple Music também estão incluídas no Apple One, que reúne outros quatro serviços da Apple e está disponível a partir de R$ 26,50 por mês.
Enquanto isso, os planos do Spotify funcionam assim:
- Individual custa R$ 19,90/mês após o período da oferta, para até 1 conta;
- Duo custa R$ 24,90/mês após o período da oferta, para 2 contas;
- Família custa R$ 34,90/mês após o período da oferta, para até 6 contas;
- Universitário custa R$ 9,90/mês após o período da oferta, para 1 conta.
Melhor opção: Os planos da Apple se mostram mais acessível em relação aos do Spotify.
Afinal, qual o melhor?
Em geral, os dois planos são bons. Ambos podem transmitir música para usuários sem problemas, e você pode ouvir suas músicas favoritas sempre que quiser por uma taxa mensal razoável, mas se você quiser mais do que apenas isso, o Apple Music é a melhor opção.
O nível Spotify Free é, sem dúvida, uma opção atraente para aqueles dispostos a ouvir publicidade e não se importam particularmente com o que ouvem. Ainda assim, nem todos os usuários estão dispostos a isso.
Para o que a Apple oferece, novos usuários sem experiência com qualquer serviço poderiam olhar para as listas de recursos e facilmente ficar do lado da Apple para a maioria das coisas. Aqueles que desejam uma experiência de alta fidelidade também terão que ficar do lado do Apple Music, pelo menos até que o Spotify decida implementar sua versão.
Não há muitos elementos no Spotify para justificar o uso dele, mas sua base de usuários provavelmente está muito feliz em obter música canalizada para eles a partir de um grande nome no streaming. Uma base que está muito feliz com o que eles têm para se preocupar em trocar de serviço.
O Spotify é o gorila no mercado, e chegou lá por chegar cedo e fornecer um bom serviço aos seus usuários e um plano gratuito. A Apple certamente está crescendo, e com um conjunto de recursos atraente e longos períodos de teste desejáveis, ele pode continuar cortando a liderança do Spotify por um bom tempo.
Quanto custam os planos da Apple Music?
Estudante: Custa R$ 11,90 por mês; Individual: Custa R$ 16,90 por mês; Familiar: Até 5 pessoas podem usar sua conta e você paga apenas R$ 24,90 por mês; As assinaturas Individual e Familiar do Apple Music também estão incluídas no Apple One, que reúne outros quatro serviços da Apple e está disponível a partir de R$ 26,50 por mês.
Quanto custam os planos do Spotify?
Individual custa R$ 19,90/mês após o período da oferta, para até 1 conta; Duo custa R$ 24,90/mês após o período da oferta, para 2 contas; Família custa R$ 34,90/mês após o período da oferta, para até 6 contas; Universitário custa R$ 9,90/mês após o período da oferta, para 1 conta.