Se você fez uma compra na Play Store, ou na App Store e se arrependeu, fique sabendo que é possível pedir o reembolso do mesmo. Embora a opção não esteja disponível para todas as transações, apenas algumas estão qualificadas.

Ou seja, existem alguns casos em que tanto a Apple quanto o Google não realizam o reembolso do valor. Ademais, se ocorrer algum problema com alguma conta, vale tentar pedir o reembolso tanto para o Google como para a Apple.

Diante disso, acompanhe esse tutorial, e veja como pedir o reembolso de um aplicativo tanto na App Store, quanto na Play Store.

Como pedir reembolso?

Abaixo, veja como solicitar o reembolso na Play Store e na App Store:

Na Play Store

Se estiver na Play Store no computador:

  1. Acesse este link;
  2. Em seguida, clique na sua foto de perfil, no canto superior direito;
  3. Depois disso, toque em Pagamentos e assinaturas;
  4. Feito isso, selecione a aba Histórico de pedidos e verba;
  5. Logo após, encontre o pedido que você quer cancelar;
  6. Toque em Reembolsar ou Informar um problema;
  7. Por fim, preencha o formulário indicando que você quer ser reembolsado.

Se estiver na Play Store em um celular Android:

  1. Abra o aplicativo da Google Play Store;
  2. Em seguida, clique na sua foto de perfil, no canto superior direito;
  3. Depois disso, toque em Pagamentos e assinaturas;
  4. Feito isso, selecione a aba Histórico e verba;
  5. Logo após, ache o pedido que você quer cancelar e toque em Reembolsar;
  6. Por fim, confirme a exclusão do app tocando em Sim.

Pronto. Você receberá um e-mail do Google sobre a decisão positiva ou negativa do reembolso solicitado.

Qual o prazo para pedir reembolso na Play Store?

É possível pedir reembolso na Play Store em até 48 horas depois da compra de um aplicativo ou de um item nele. Na compra de músicas, filmes, livros ou conteúdo similar, o reembolso pode ser pedido depois de 48 horas da data original da compra.

Se depois desse período você não pedir o reembolso, será preciso entrar em conta diretamente com o desenvolvedor do app para pedir o dinheiro de volta.

Qual o prazo para receber o reembolso?

O Google devolve o dinheiro de compras canceladas através da mesma forma de pagamento usada no momento da compra. Entretanto, o prazo para reembolso é diferente em cada método. Na tabela abaixo, veja os prazos para os métodos aceitos no Brasil:

Forma de pagamento Tempo estimado para reembolso
Cartão de crédito ou débito De 3 a 5 dias úteis
Mercado Pago De 1 a 5 dias úteis
PayPal De 3 a 5 dias úteis
Carteira do Google Play 1 dia útil

Na App Store e iTunes Store

É necessário usar um navegador, pode ser pelo celular ou desktop, para abrir a solicitação.

  1. Acesse o site reportaproblem.apple.com;
  2. Em seguida, faça o login com o seu ID Apple e senha;
  3. Depois disso, no ícone Relatar ou Informar um problema ao lado do app;
  4. Feito isso, escolha a opção Quero solicitar um reembolso e descreva o problema;
  5. Por fim, clique em Enviar.

Caso a cobrança fique pendente, o botão Relatar não aparecerá ao lado do app. Quando a cobrança for feita, tente fazer o passo a passo acima outra vez.

Qual o prazo para receber o reembolso?

Caso a Apple aprove o reembolso, o dinheiro será devolvido na mesma forma de pagamento usada para realizar a compra. O tempo para que ele apareça na conta ou fatura é esse:

  • Crédito na loja: pode levar até 48 horas para aparecer no saldo de crédito do ID Apple;
  • Cobrança no celular: pode levar até 60 dias para aparecer na fatura. A operadora pode prejudicar o tempo de processamento;
  • Todos os outros métodos de pagamento: até 30 dias para o reembolso ser exibido na fatura. Se ele não aparecer após 30 dias, entre em contato com a instituição financeira.