A cada dia que passa, a tecnologia está cada vez mais auxiliando a simular a realidade. O exemplo disso, é o cinema moderno, o qual depende de cenários, e personagens gerados por computador no lugar dos locais práticos e adereços que já foram comuns. E na maioria dos casos, as cenas não se diferem da realidade.

Recentemente, a tecnologia deepfake chama a atenção da internet. A mais recente interação em imagens de computador, as deepfakes são criados quando a inteligência artificial (IA) é usada para substituir a cara de uma pessoa por outra em vídeo gravado, por exemplo.

A partir do "boom" das deepfakes, muitos aplicativos surgiram, permitindo que as pessoas realizem suas próprias imagens. Exemplo disso, é o DeepFakes Web. Abaixo, entenda o que são as deepfakes, como funcionam, e como usar.

Atenção: é importante citar que qualquer pessoa pode criar uma deepfake, mas a mesma deve ser usada com responsabilidade. Tome cuidado para não criar uma fakenews, e arrumar problemas judiciais com a mesma.

O que é uma deepfake?

Deepfake criada, em que Silvio Santos estaria apresentando o Jornal Nacional no SBT. Créditos: Bruno Sartori

Uma deepfake refere-se à mídia recriada da aparência e/ou voz de uma pessoa por um tipo de inteligência artificial chamada deep learning. Em geral, as deepfakes são imagens, vídeos ou gravações de áudio falsas.

Você pode ter visto vídeos populares de celebridades ou políticos dizendo algo que é improvável que digam na vida real. Estes são exemplos comuns de deepfakes. Ou ainda, você pode ter visto exemplos, de pessoas conhecidas, que colocam o seu rosto no corpo de uma celebridade, por exemplo.

Abaixo, confira alguns exemplos:

Nesta Deepfake, o cineasta Jordan Peele usou sua voz, para criar um discurso que o ex-presidente dos EUA, Barack Obama, teria dito.

No TikTok, o perfil @deeptomcruise, cria vídeos com deepfakes muito reais do ator Tom Cruise. As cenas com a voz e a postura de Cruise são feitas pelo ator Miles Fisher.

Como funcionam as deepfakes?

A deepfake usa um subconjunto de inteligência artificial (IA), que cria mídia sintética, como imagens, vídeos ou áudio falsos. Existem várias formas de fazer deepfakes. O meio mais comum usa redes neurais profundas, algoritmos de codificador, um vídeo base, onde você quer adicionar o rosto em outra pessoa, e uma coleção de vídeos do seu alvo.

A IA de aprendizado profundo, estuda os dados em várias condições e encontra características comuns entre os dois sujeitos antes de mapear o rosto do alvo na pessoa no vídeo base.

Como as deepfakes são usadas?

Embora a capacidade de trocar rostos automaticamente para criar vídeos sintéticos de aparência credível e realista tenha algumas aplicações benignas interessantes, esta é uma tecnologia perigosa com algumas aplicações preocupantes. Uma das primeiras aplicações do mundo real para deepfakes foi, de fato, criar pornografia sintética.

O vídeo deepfake também tem sido usado na política. Em 2018, por exemplo, um partido político belga divulgou um vídeo de Donald Trump fazendo um discurso pedindo à Bélgica que se retirasse do acordo climático de Paris. Entretanto, Trump nunca fez esse discurso, foi um deepfake.

Esse não foi o primeiro uso de um deepfake para criar vídeos enganosos, e especialistas políticos experientes em tecnologia estão se preparando para uma futura onda de notícias falsas que apresenta deepfakes convincentemente realistas. É claro que nem todo vídeo deepfake representa uma ameaça existencial à democracia. É dito isso, pois existem muitos exemplos de criações que são usados para humor e sátira.

Como fazer um vídeo e ou imagem Deepfake?

Abaixo, vamos te mostrar como fazer um vídeo e ou imagem Deepfake. Mas lembre-se: use o recurso com responsabilidade:

  • Acesse o site Deepfake;
  • Em seguida, toque em Criar um vídeo Deepfake;
Créditos: Divulgação/Deepfake online
  • Logo após, crie uma conta no site, confirme o seu e-mail, e refaça o login;
  • Depois, toque em Create a new video/Criar novos Deepfake;
Créditos: Divulgação/Deepfakes Web
  • Escolha a melhor opção para criar o vídeo e ou imagem deepfake;
Créditos: Divulgação/Deepfakes Web
  • Carregue seus vídeos de origem e destino;
Créditos: Divulgação/Deepfakes Web
  • Role até o final da página e clique em Star Creating a video, e aceite os termos do site;
Créditos: Divulgação/Deepfakes Web
  • Deixe a IA aprender e renderizar seu vídeo;
  • Baixe ou assista ao seu vídeo Deepfake recém-criado;
Créditos: Divulgação/Deepfakes Web

Por fim, vale ressaltar que o site também contém uma versão paga, que disponibiliza mais recursos, caso você seja um criador ativo de deepfakes.