O Bluesky, plataforma concorrente do X (antigo Twitter), agora é o aplicativo mais baixado do mundo na Play Store, ultrapassando o Threads. A rede social registrou 700 mil novos usuários em apenas uma semana, alcançando a marca de 14,5 milhões de perfis, um aumento significativo em relação aos 10 milhões registrados em setembro.
Bluesky vem crescendo
A plataforma vem ganhando notoriedade ao longo dos meses. O aumento de 700 mil usuários aconteceu pouco depois das eleições nos Estados Unidos, vencidas pelo republicano Donald Trump.
A maioria dos novos usuários do Bluesky vem justamente desse país, sugerindo que a plataforma está sendo considerada uma alternativa ao X, especialmente agora que Elon Musk foi escolhido para comandar a secretária "DOGE" (Departamento de Eficiência Governamental). Isso pode ter motivado muitos usuários a buscar alternativas descentralizadas e independentes.
Quando o antigo Twitter anunciou que contas bloqueadas poderiam ver as postagens de quem as bloqueou, o Bluesky também experimentou um aumento de 1,2 milhão de novos usuários em apenas 48 horas.
Na semana depois de o X ter sido bloqueado no Brasil, a rede social conquistou mais três milhões de novos usuários. A plataforma de Elon Musk, por outro lado, perdeu milhões de perfis após mudar a marca de Twitter para X. O uso nos Estados Unidos também caiu em mais de 20% nos 7 meses subsequentes.
Além disso, grupos de fãs da cantora Taylor Swift estão migrando para o Bluesky, especialmente após relatos de aumento de discurso de ódio no X.
Apesar do crescimento, o Bluesky continua em segundo lugar na categoria "Rede Social" na Apple Store dos Estados Unidos, ficando atrás do Threads, da Meta. A plataforma de Mark Zuckerberg alcançou 275 milhões de usuários ativos mensais em novembro, superando os 200 milhões registrados em agosto.