Essa não é a primeira vez que a Apple está envolvida em uma briga judicial, não é mesmo? Todos já sabem da imensa batalha nos tribunais entre a Apple e a Qualcomm, além dos outros inúmeros processos judiciais que envolvem a Maça.
No entanto, segundo informações do jornal Financial Times, outras duas companhias de tecnologia entraram com um processo na União Europeia acusando a Apple de fazer uso de sua condição vantajosa para inibir a concorrência, no caso, o Spotify e a Deezer.
O cofundador do Spotify e o CEO do Deezer, em uma carta ao presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, solicitaram que criem regras mais objetivas para garantir um campo de jogo nivelado.
O Spotify justifica sua decisão dizendo que é injusto que a Apple seja beneficiada com 30% de uma assinatura realizada através do iOS. Recentemente, o site de compras do Reino Unido Foundem assinou uma carta em que também ressalta que é obrigação da União Europeia regulamentar de uma maneira que seja nivelada a concorrência.
Vale lembrar que a pouco tempo atrás a Google também foi acusada de monopólio e perdeu o caso. Até o presente momento a União Europeia não se manifestou sobre o caso.