No Brasil, os smartphones costumam chegar mais caros do que na maioria de outros locais, tudo isso em razão da alta carga tributária. Em especial, aparelhos da Samsung e Apple desembarcam por aqui com preços salgados. A notícia da vez é que tudo poderá piorar nos próximos lançamentos.
Na Índia, em que os aparelhos chegam por valor abaixo que no Brasil, vários consumidores ficaram surpresos com o aumento repentino de muitos aparelhos, e tudo isso da noite para o dia.
A mudança aconteceu em razão do país ter aumentado a taxa de importação para smartphones e também alguns eletrônicos, com a ideia de estimular a fabricação local. Porém, a atitude acabou causando um aumento no valor dos produtos, em especial os de marcas como Apple e Samsung.
A taxa alfandegária para smartphones aumentou de 10% para 15% do valor total, esses 5% extras acabaram sendo repassadas aos clientes, o que causou um aumento significativo no valor final dos aparelhos.
A Índia possui várias fábricas de smartphones, sendo que, no geral, elas produzem dispositivos de entrada e intermediários. Os aparelhos top de linha costumam ser importados, e com isso, com taxas de importação inclusas.
Agora, a preocupação que fica é se tais alterações de valores acabarão afetando o mercado brasileiro. Será? Esperamos que não!