A Google detectou uma falha no iMessage, do iOS, capaz de bloquear um iPhone e levar à perda total de seus dados. O Project Zero - grupo de analistas da Google responsável por detectar erros como esses - tornou os dados públicos recentemente e declarou o problema como resolvido por meio de uma atualização de segurança do iOS.
Explicando melhor, o Project Zero costuma manter problemas como esse em segredo por três meses. Caso a empresa em questão não resolva a situação no tempo determinado, os dados são levados à público - como foi o caso da Apple.
A falha
Segundo a Google, a falha no sistema funcionava da seguinte forma: o usuário recebia uma mensagem (via iMessage) com um conjunto de caracteres. Logo em seguida, o iPhone deixava de responder e era reiniciado pelo usuário. A situação se repetia mais algumas vezes, até que finalmente o usuário optava por restaurar o celular, fazendo com que seus dados fossem perdidos.

O macOS, por sua vez, mostrou não ser afetado pela mesma mensagem. Ele sofreu algumas consequências, mas ao reiniciar o computador o problema desapareceu.
Como resolver a situação
Patchs de segurança são constantemente lançados por empresas grandes como Apple e até mesmo o Google. Neste caso, a solução não é diferente: a versão 12.3 do iOS faz com que os smartphones fiquem imunes à essa falha e não corram risco de perder seus dados.
Então, como já recomendado em outras matérias: mantenha seu smartphone sempre atualizado!