A Apple é conhecida por se preocupar bastante com a privacidade dos usuários, entregando um sistema operacional fechado e, consequentemente, mais seguro. No entanto, essa medida mais rigida não costuma ser bem vista pelas autoridades, como o FBI, por exemplo, que criticou a empresa por não ter ajudado a desbloquear o iPhone de um atirador.

Agora, um novo recurso encontrado no iOS 14 vem chamando a atenção dos fãs, justamente pelo fato da Apple ser bem rigorosa no quesito privacidade.

Através de um método de engenharia reversa, a comunidade jailbreak do iPhone descobriu uma área do sistema que permite gravar chamadas, funcionando tanto para chamadas telefônicas quanto para aquelas realizadas pelo FaceTime.

Em algumas situações, quando a ligação for feita de um iPhone para outro, ou quando o Facetime for usado, a Apple enviará alertas para a outra pessoa avisando que a chamada está sendo gravada. Infelizmente, esse recurso traz consigo uma certa burocracia: só é possível gravar todas ou nenhuma conversa.

A tela do serviço ainda avisa que o proprietário do iPhone precisa se atentar para a legislação local quando for gravar as chamadas, afinal, existem países que possuem leis mais rígidas sobre o tema. Portanto, se a novidade chegar no iOS 14, existe a possibilidade da Apple realizar um lançamento gradual para evitar maiores problemas.

De qualquer forma, nada disso foi confirmado pela empresa, então teremos que aguardar mais informações para sabermos se a ferramenta que permite gravar chamadas será implementada na próxima versão, que por sinal, deverá ser compatível com todos os iPhones que atualmente rodam o iOS 13.