O AppleCare é um programa criado pela Apple para estender a garantia de diversos dispositivos, como iPads, iPhones, iPods Touch e até mesmo MacBooks, por exemplo. O funcionamento é bem simples: basta levar o produto até a loja onde foi comprado que os funcionários avaliam o número de série e outros dados para que, em alguns casos, o cliente receba um modelo completamente novo.
Infelizmente, dois cidadãos de Hong Kong, mãe e filho, usaram esse programa da Apple para aplicar diversos golpes na Suíça que totalizaram um prejuízo de US$ 1 milhão. A dupla clonava o IMEI de iPhones verdadeiros em aparelhos falsificados para que, ao chegar na loja alegando problemas, os dados batessem com a base de dados e eles ganhassem um iPhone novo.
Para dar mais credibilidade a fraude, o modelo falsificado continha um esquema que dava a entender que o dano aconteceu com água. Dessa forma, a loja da Apple não abre o aparelho para evitar danos aos funcionários, algo que gerava uma checagem menor e, consequentemente, facilitava a troca.
Dentro do programa, o custo de cada troca é de US$ 574 (R$ 3.059). De acordo com informações compartilhadas pela rede de TV SRF, o filho conseguiu aplicar o golpe em mais de 1.000 modelos, enquanto que sua mãe ultrapassou os 100.
A impresa local revelou que o filho, de 34 anos e residente na Suíça, aplicou essa fraude milionária entre 2015 e 2019, enquanto que a mãe participou apenas em 2016.
O Ministério Público pediu quatro anos de prisão para o filho, além da expulsão do país por 7 anos. Quanto a mãe, o tempo de prisão pedido foi de 18 meses, sendo dois anos de liberdade condicional.
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