Dentre os muitos eventos que a Apple promoveu neste ano, hoje (10) a empresa realiza o "One More Thing", para o anúncio de sua nova linha de Macs equipados com chip de fabricação própria.
O nome escolhido para o evento que significa "Mais Uma Coisa", remete a frase que era usada constantemente por Steve Jobs nas apresentações da empresa quando, após anunciar diversas novidades, sempre tinha mais uma coisa especial para anunciar.
O que esperar do "One More Thing"?
Nesse evento, a expectativa é de que a empresa de Cupertino apresente dois ou três modelos de sua nova linha de computadores. Segundo a agência de notícias Bloomberg, a Apple deve apresentar um MacBook Air, um MacBook Pro de 13 polegadas e outro MacBook Pro com 16 polegadas, dispositivos que já vinham sendo desenvolvidos com uma significativa mudança.
Essa nova linha de computadores contará com chips fabricados pela própria empresa, marcando assim o fim da parceria de quinze anos entre Apple e Intel. Até o momento, sabemos apenas que essa nova série de chips foi desenvolvida em arquitetura ARM, e deve ser chamada de Apple Silicon.
Processadores com esse tipo de arquitetura são extremamente comuns no mercado atual, e fornecem alto desempenho. Além disso, esse tipo de arquitetura poderá ser utilizado tanto em modelos mais robustos ou mais limitados dessa nova geração de Macs.
Outra novidade que deve ser anunciada neste evento, é que os novos computadores da marca da maçã também podem chegar às lojas já equipados com uma nova versão do sistema operacional, Big Sur. Alguns detalhes desse sistema vieram à tona em junho, e sabemos que a plataforma teve uma reformulação no seu design, e traz ainda algumas novidades para os aplicativos da plataforma.
Faturamento da empresa
A Apple não vive um bom momento na venda dos seus smartphones. Por exemplo, no balanço fiscal deste terceiro trimestre do ano, a empresa reportou uma queda de vendas do iPhone em 20,7%, caindo para segundo lugar em participações do mercado de smartphones nos EUA.
Em contrapartida, o mercado de computadores tem sido muito promissor para a empresa. No mesmo período que foi relatado a queda de vendas do iPhone, a Apple conseguiu um faturamento de 9 bilhões de dólares na venda de Macs, resultando assim uma alta de 28%.