Na última segunda-feira (9), a Apple realizou o evento "One More Thing", e dentre algumas novidades que a empresa trouxe ocorreu o anúncio oficial do sistema macOS Big Sur.
A partir de ontem, dia 12 de novembro, a versão do macOS Big Sur 11.0.1 (20B29) ficou disponível para download. A Apple confirma que os seus novos computadores de mesa foram otimizados especificamente para receberam o macOS Big Sur, já que esses possuem chip com arquitetura ARM.
Uma novidade interessante dessa mudança, é que os chips das versões anteriores do Mac eram fornecidos pela Intel, e agora com a fabricação de processadores da própria Apple, esses computadores ganham a capacidade de executar o aplicativo iOS e iPadOS.
Detalhes do macOS Big Sur
A empresa de Cupertino confirma que o macOS Big Sur foi otimizado para trazer ao usuário a combinação perfeita de potência, força e aparência já conhecida devido ao padrão de qualidade dos produtos da empresa, mas agora a empresa afirma atingir um novo patamar de qualidade.
O seu design cuidadosamente elaborado permite que você experimente 100% do que o macOS Big Sur tem a oferecer. Alguns aplicativos nativos do sistema, como o navegador Safari, sofreram grandes atualizações recebendo novos recursos para uso. No geral, parece que agora o sistema transmite a ideia de maior transparência e segurança.
Também passaram por reformulação a barra de menu com informações relevantes do sistema, como Wi-Fi, Bluetooth e AirDrop.
A central de notificação também foi redesenhada, tornando o acesso mais interativo, como os widgets no estilo do iOS, que inclusive podem passar por personalização do usuário.
Dentre tantas novidades, podemos concluir que a Apple deu um passo gigantesco com essa atualização. Percebe-se que o chip M1 fabricado pela empresa foi feito exclusivamente para o macOS Big Sur e vice-versa. A sua forma de operar demonstra total performance do processador, que por sua vez, integra-se totalmente ao sistema.
Download
A nova atualização do macOS Big Sur pode ser baixada em todos os Macs elegíveis, sendo eles;
- MacBooks de 2015 ou superior;
- MacBooks Air de 2013 ou superior;
- MacBooks Pro do final de 2013 ou superior;
- iMacs de 2014 ou superior;
- iMacs Pro de 2017 ou superior;
- Mac mini de 2014 ou superior;
- Mac Pro de 2013 ou superior;
Para baixar, basta acessar a seção de atualização de software presente nas preferências do sistema. O macOS Big Sur também pode ser encontrado na Mac App Store, e totalmente grátis.