De acordo com informações da página coreana DongA, a Apple e a Kia estão perto de fechar um acordo bilionário que culminaria no investimento da companhia de Cupertino para a produção dos seus futuros carros elétricos. A fonte diz que o valor para tal seja de US$ 3,6 bilhões (cerca de R $19,3 milhões na cotação da moeda atual).
Já não é de hoje que a Apple demonstra interesse em contar com uma companhia conhecida no ramo de veículos para construir seus próximos projetos. Na verdade, já faz tempo que a empresa de Cupertino tem negociado essa situação com a Hyundai, empresa proprietária da marca Kia. O projeto em si envolve o desejo da Maçã em começar a produção dos carros elétricos até 2024, com a expectativa inicial de 100 mil veículos vendidos por ano. Dependendo do andar da carruagem, esse número pode subir para 400 mil unidades por ano.
Leia também:
Kia e Apple devem fechar acordo
Pessoas ligadas às duas empresas comentam que a Apple tem grande interesse em contar com as instalações da Hyundai, e aparentemente, a negociação vai bem, podendo ser anunciada para o público de forma oficial em um futuro próximo.
O único impasse para a Kia seria a interferência da Maçã nos projetos a serem desenvolvidos, mas ao que tudo indica, a companhia de Tim Cook confirmou que apenas empregaria a Kia para construir os veículos em si, ficando totalmente concentrada apenas no desenvolvimento da interface de usuário, software, experiência para o consumidor e assim por diante, algo bem semelhante ao que vai acontecer entre Google e Ford, que também fecharam um acordo essa semana com o objetivo da implantação do sistema Android Automotive.
Fontes concluem que o anúncio deve acontecer em breve, já que a negociação se arrasta há muito tempo, e mostra que a Hyundai finalmente está pronta para fechar a parceria. Para a fabricante de veículos, essa seria uma boa oportunidade de alavancar ainda mais os seus negócios, se levar em consideração o número de usuários leais à Apple em todo o mundo.