Já não é de hoje que rumores circulam na internet sobre os futuros carros autônomos da Apple. Na semana passada, por exemplo, uma notícia circulou informando que uma possível parceria entre a Apple e Kia estava prestes a ser anunciada, depois de muitos meses de negociação. Agora, a informação que recebemos é que a montadora de veículos está recuando do projeto.
A Hyundai, empresa proprietária da marca Kia, diz que a parceria foi descartada após um certo receio da possível interferência da Apple durante o processo de fabricação, o que tornaria a montadora de veículos apenas como uma coadjuvante na fabricação dos carros da empresa de Cupertino, que prometem ser elétricos e autônomos. De acordo com o portal Bloomberg, as negociações entre as duas companhias foram encerradas há semanas.
Leia também:
Vai ou não vai?
Um ponto que gera dúvida nesse momento é que a própria Hyundai havia confirmado as negociações com a Apple durante o início de 2021. A questão do projeto ser liderado totalmente pela Apple é o que causa mais desconforto para a montadora, e isso já havia sido colocado em pauta nas negociações com a Apple.
A empresa de Cupertino havia informado que enquanto a Kia fabricasse os veículos com o material bruto, a Apple por sua vez, se concentraria totalmente na experiência de usuário, com a implementação de softwares movidos a inteligência artificial. Mesmo assim, a Hyundai sempre teve um pé atrás com o projeto do Apple Car, já que os componentes do veículo não seriam fornecidos totalmente por suas fábricas, isto é, o processo de montagem ainda contaria com a ajuda de outras empresas do ramo, como a Nissan, Peugeot e General Motors.
Segundo a fonte Reuters, após o anúncio que encerrou as tratativas entres as companhias, as ações da Kia e Hyundai caíram 13,3% e 8,4%, respectivamente.