Não é de hoje que ouvimos rumores em torno do suposto Apple Car, potencial projeto da Maçã que pretende fabricar carros elétricos e autônomos. A Apple é muito conhecida no mercado de portáteis e outros produtos, como smartphones, desktops, tablets, fones de ouvido e outros acessórios e serviços ligados a esse setor. Mas para criar um carro, a empresa necessita de uma parceria com alguém que já entenda do assunto, e que tenha experiência e referência na área.
É aí que entram as montadoras de veículos. Vez por outra um novo rumor é ventilado na rede afirmando que a Apple está próxima de firmar um acordo com alguma montadora conhecida, como é o caso da Hyundai, Kia, Nissan e assim por diante. Aparentemente, nenhuma dessas fabricantes conseguiu concluir o acordo para o projeto do Apple Car, e por isso um novo caminho se abre para a empresa de Cupertino.
A nova alternativa para tornar o projeto realístico inclui a LG, fabricante também conhecida no mercado de eletrodomésticos, smartphones e outros portatil, e que também tem um empreendimento em conjunto com a Magna International, uma fabricante de automóveis do Canadá.
Essa sociedade entre a LG e a Magna é conhecida como "LG Magna Electronics Powertrain", e segundo relatórios recentes, a Apple estaria interessada em contar com os serviços dessa junção empresarial para os futuros Apple Cars. Fontes internas afirmam que esse acordo está perto de ser concretizado.
Leia também:
Acordo entre a Apple e LG
Com o consórcio da LG Magna Powertrain no cenário, a Apple teria a chance de fabricar a sua primeira geração de carros elétricos, e avaliar a repercussão do produto entre os seus consumidores. Isso pode servir de impulso para a fabricação de um modelo ainda mais elaborado no futuro.
A Magna produziria toda a parte física do veículo, desde a montagem das peças até o acabamento final, enquanto a LG forneceria o hardware dos sistemas do veículo para a cadeia de suprimentos graças às suas marcas subsidiárias como a LG Display, LG Energy Solution e LG Innotek. A Apple finalizaria todo o processo apenas inserindo o seu sistema de bordo, com assistente virtual, sensores de câmeras e radares para a condução autônoma.
Embora nenhuma das empresas envolvidas tenha se pronunciado sobre esse suposto acordo, a produção do Apple Car por meio desse contrato parece viável, e serviria para a Apple pelo menos tirar o projeto do papel. No caso da LG, que anunciou recentemente a saída do mercado de smartphones, esse também promete ser um negócio interessante.