O app Wallet do iPhone conta com recursos de grande utilidade para os usuários do smartphone da Apple. Com ele, você pode cadastrar cartões de crédito ou de débito e pagar por aproximação em qualquer maquininha com a tecnologia contactless. Entretanto, o que muitos usuários não sabem é que existem mais possibilidades para o aplicativo. Uma delas é cadastrar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) do SUS na carteira do iPhone.

O que é o Cartão Nacional de Saúde - CNS

Antes de mais nada, é impostante dizer que o Cartão Nacional de Saúde é o documento oficial de identificação do cidadão no SUS. Nele estão registradas as informações do cidadão, como o nome, nome da mãe, data de nascimento, o CPF, RG e certidões e os telefones, endereços e e-mails dos seus contatos.

Além disso, o cartão conta com as suas informações de saúde, como vacinas (você pode por ele baixar o seu Certificado de Vacinação da COVID-19), informações de exames, internações hospitalares, incluindo dados sobre atendimento ambulatorial de média e alta complexidade e aquisição de medicamentos no programa Farmácia Popular, doação de sangue, entre outros atendimentos que você obteve pelo Sistema Único de Saúde.

Por fim, você mesmo pode adicionar outras informações suas para que ele fique mais completo, como seu Índice de Massa Corpórea (IMS) e alergias que você tem.

Para que serve o Cartão Nacional de Saúde?

O SUS conta com um sistema chamado Informatiza APS desde novembro de 2019. Este sistema está integrado com o Conecte SUS. A ideia é integrar as informações do atendimento aos brasileiros em todo o País, com dados em tempo real, confiáveis e consolidados.

Cada usuário do sistema é identificado pelo número do CNS. Sendo assim, o CNS possibilita a criação do histórico de atendimento de cada cidadão no SUS por meio dessa Base de Dados dos sistemas envolvidos.

Benefícios do CNS

  • Rapidez na identificação do usuário;
  • Localização do prontuário pelo número do cartão;
  • Vinculação de: profissional, usuário, estabelecimento de saúde e atendimento;
  • Registro dos atendimentos realizados;
  • Registro do agendamento e execução de consultas e exames;
  • Dispensação de medicamentos;
  • Atualização de dados cadastrais.

Por fim, o CNS visa prover a consulta às bases de dados de pessoas, estabelecimentos, procedimentos e outros, integrando as informações e possibilitando ações estratégicas para a formulação de políticas de saúde. Com o CNS, o SUS pode organizar a rede de atenção à saúde e de gestão do sistema, facilitando o atendimento ao cidadão e qualificando o trabalho dos gestores e profissionais da área da Saúde.

Além dei impactar e ampliar o uso das tecnologias de informação e de telecomunicação na gestão da saúde pública, Contecte SUS em conjunto com o CNS dá acesso ao cidadão às suas informações de saúde, possibilitando a fiscalização e o aprimoramento do sistema.

Como cadastrar o Cartão Nacional de Saúde na carteira do iPhone (Apple Wallet)?

1. Baixe o aplicativo Conecte SUS na App Store através deste link;

2. O aplicativo mostrará um convite para você fazer login. Para isso, clique em "Entrar com conta gov.br" insira seu CPF (ou crie uma nova conta caso ainda não tenha registro no conta gov.br) e sua senha;

Conecte SUS.
Conecte SUS.

3. Após ter logado sua conta no aplicativo, clique no ícone laranja (canto inferior direito); Seu cartão SUS será exibido, e você pode conferir seus dados. Clique no ícone "Salvar", no canto superior direito. O iPhone vai abrir o cartão SUS no formato tíquete do Wallet. Clique em "Adicionar", no canto superior direito, e depois em "OK".

Conecte SUS.
Conecte SUS.

O seu cartão SUS já está disponível no app Wallet do iPhone.

Conecte SUS.
Conecte SUS.