Em 2014, a Apple firmou parcerias com diversos bancos e bandeiras para disponibilizar aos clientes, o Apple Pay, para a maior quantidade possível de clientes. Sete anos depois, uma reportagem do The Wall Street Journal (WSJ) mostrou que o relacionamento entre a Apple e os bancos americanos está começando a se desgastar.
Em suma, as instituições como JPMorgan Chase, Capital One e Bank of America, estão cada vez mais infelizes com as taxas, e os custos associados às transações feitas via Apple Pay. Isso acontece, em especial, depois da introdução do Apple Card, em 2019. Confira abaixo, os detalhes.
Taxas do Apple Card
Atualmente, os bancos parceiros da Apple pagam uma taxa para a empresa sempre que os seus cartões são usados para fazer uma transação no Apple Pay. Ela muda conforme o país, e o emissor do cartão. Entretanto, nos Estados Unidos, estima-se que esteja por votla de 0,15%, para uma transação com o cartão de crédito, e 0,5 centavos em cada transação com o cartão de crédito.
De acordo com o WSJ, os bancos agora estão em luta contra as taxas, em busca de reduzir o valor pago por transação à Apple. Recentemente, eles teriam solicitado para a Visa, para alterar o modo como processa certas transações com o Apple Pay.
As alterações ainda estão em discussão e podem ser implementadas em 2020. Entretanto, no seu estado atual, elas se aplicariam apenas àquelas transações feitas automaticamente. Ou seja, a Apple ganharia a taxa apenas da 1ª compra, nos casos de transações recorrentes. Tais como serviços de assinatura, planos de academia, entre outros. Entretanto, os executivos da Apple já disseram para a Visa, que se opõem à mudança.
Ademais, a reportagem cita algumas dinâmicas dos acordos firmados pela Apple com a Visa e o Mastercard. Tais como o aceite da Apple em não devolver a sua própria bandeira de cartões. Ou seja, é provavelmente por isso, que a Apple se juntou à Mastercard para o lançamento do seu cartão.
O WSJ também afirma que alguns executivos de bancos americanos ficaram irritados quando a Apple se uniu ao Goldman Sachs, para lançar o Apple Card. Alguns bancos e redes de cartões também têm se decepcionado com a adoção do Apple Pay desde a sua introdução.
Benefícios à Apple
Ademais, as negociações entre a Apple, a Visa e a Mastercard, disponibilizam para a marca da maçã, alguns benefícios. Tais como a chance de escolher quais emissoras de cartões poderiam estar no Apple Pay, assim como os seus cartões específicos.
Em suma, ambas exigem que todos os emissores de cartões sejam aceitos em negociações com os outros processadores de pagamentos. Em um comunicado, a Apple cita que:
"parceiros bancários continuam a ver os benefícios em fornecer o Apple Pay e investem em novas maneiras para implementar e promover o serviço para seus clientes para compras seguras e privadas em lojas e online".
Com informações, MacMagazine.