Encontrar produtos da Apple falsificados em lojas online não é difícil, principalmente quando olhamos, por exemplo, os AirPods, os carregadores de parede e as capas para iPhone. Evidentemente a empresa não gosta nem um pouco desta prática e agora, segundo o site 9to5mac, novas medidas estão sendo tomadas para reprimir a venda de produtos fake na América Latina com a ajuda do Mercado Livre.
O Mercado Livre (ML), para quem ainda não conhece, é uma das plataformas de venda online mais populares da América Latina. Diversas pessoas compram e vendem todo tipo de produto nesta plataforma, porém não há medidas que são tomadas quanto a venda de itens falsos. Agora os vendedores passaram a receber um e-mail do ML avisando que haverá punições severas para aqueles que venderem produtos fake (falsificados) da Apple.
Novas medidas para evitar a venda de produtos falsos da Apple no Mercado Livre
No e-mail enviado pelo Mercado Livre é dito que as novas medidas contra produtos falsos da "maçã" serão tomadas "se a Apple confirmar uma denúncia de produtos falsificados". Ou seja, a Apple e o Mercado Livre estão trabalhando em conjunto para forçar a parada de vendas de produtos fake.
Ao detectar e confirmar um produto falso da Apple, o Mercado Livre irá retirar todas as listagens destes produtos do vendedor. Além disso, o vendedor será proibido de vender quaisquer outros produtos da Apple através do Mercado Livre depois disso. O Mercado Livre pede que os vendedores revisem suas listas de produtos para evitar que restrições sejam aplicadas assim que as novas medidas entrarem em vigor.
Apple criou equipe dedicada a combater a venda de acessórios falsos no Instagram e Facebook
Em 2021, a Apple chegou a criar uma equipe dedicada a combater a venda de acessórios falsos da marca nas redes sociais Instagram e Facebook. Na grande maioria dos casos, há produtos vendidos como sendo da Apple com preços muito abaixo do que é pedido pelos originais. Diversos vendedores acabam enganando os clientes e vendem seus produtos como se fossem originais.
Quando entra em vigor as novas medidas
De acordo com o Mercado Livre, os produtos falsos da Apple serão retirados da plataforma a partir do dia 22 de fevereiro. É importante lembrar que a Apple possui uma loja oficial dentro do Mercado Livre para comercializar produtos originais.
Fonte: 9to5mac