A Apple começou a vender hoje peças de reposição do iPhone diretamente para seus clientes. A novidade chega com o início do serviço "DIY" (do it youtself ou faça você mesmo) chamado "Self Service Repair", onde a empresa está disponibilizando peças de reposição para o iPhone 12, o iPhone 13 e a terceira geração do iPhone SE. Por enquanto, a venda de componentes para reparo dos celulares só está disponível nos EUA, mas a companhia planeja expandir seu programa para outros países.

As peças para iPhone estão sendo vendidas na "Self Service Repair Store", uma loja online criada pela Apple especificamente para este fim. Além dos componentes para reparo, há também a oferta de aluguel de kit de ferramentas por US$ 49. Mas será que compensa realizar o reparo por conta própria ou é melhor levar em uma assistência autorizada da Apple? Confira agora!

Quanto a Apple cobra pelas peças?

Caso você queira substituir a bateria do seu iPhone 12 ou 13, a Apple cobra US$ 69 pelo kit de bateria e parafusos. Já no caso da terceira geração do iPhone SE, a empresa vende o kit de bateria por US$ 49. Entretanto, a "maçã" diz que o serviço de substituição de bateria fora da garantia custa os mesmos US$ 69 para o iPhone 12 e 13 e US$ 49 para o iPhone SE. A própria companhia afirmou em seu comunicado de imprensa que está vendendo peças pelo "mesmo preço" que cobra de sua rede de parceiros para reparo.

Imagem ilustrativa de um iPhone aberto. Fonte: ifixit

Descontos substanciais ao devolver a peça defeituosa

O serviço "DIY" (do it youtself ou faça você mesmo) da Apple, chamado "Self Service Repair", oferece vantagens consideráveis nos valores cobrados pelas peças caso o usuário envie o componente defeituoso de volta para a empresa. Por exemplo, se você devolver sua bateria usada do iPhone 12 ou 13, há um desconto de US$ 24,15, segundo o site da "Self Service Repair Store". Já no caso da tela, caso você envie para a companhia o hardware defeituoso, há um desconto de US$ 33,60.

O objetivo ao oferecer um desconto nas peças vendidas é, segundo a Apple, para que haja a reciclagem das peças enviadas pelos clientes. É importante mencionar que, segundo o iFixit, é possível recondicionar as peças para reutilização.

Mais um motivo para considerar o serviço "DIY" da Apple

Embora nos EUA se tenha muitas Apple Stores, essa não é a realidade de outros países como o Brasil. Em nosso país há somente duas Apple Stores: a do Rio de Janeiro (Apple VillageMall), no bairro Barra da Tijuca, e a de São Paulo (Apple Morumbi), no bairro Vila Gertrudes. Ou seja, para aqueles que não moram nestas duas capitais, o "Self Service Repair" da Apple será a "salvação", pois irá facilitar consideravelmente o reparo de iPhones utilizando peças originais disponibilizadas pela própria empresa.

Imagem ilustrativa de um iPhone sendo consertado. Fonte: ifixit

Caso você não tenha experiência com reparos de celular, é recomendado que procure assistências técnicas especializadas no reparo de smartphones. A Apple diz em seu comunicado de imprensa:

Para a grande maioria dos clientes que não têm experiência em consertar dispositivos eletrônicos, visitar um fornecedor de reparo profissional com técnicos certificados que usam peças genuínas da Apple é a maneira mais segura e confiável de obter um reparo.

Fonte: Apple