A saúde da bateria do iPhone possui um papel muito importante na experiência de uso do dispositivo. Em suma, quanto menos degenerado o componente estiver, maior vai ser a vida útil da bateria. Diante disso, você pode querer saber quantos ciclos tem a bateria do seu iPhone para calcular o tempo de degradação da mesma.
Antes de mais nada é importante ressaltar, que não existe meio de evitar a degradação da bateria do iPhone. O envelhecimento químico do componente é algo que vai acontecer de forma natural, e conforme o acúmulo da quantidade de ciclos, o iPhone pode começar a dar sinais de baixa retenção de carga, e prejudicar o desempenho do sistema.
Por exemplo, pense em um iPhone 13, com 3.265 mAh, e carga máxima da bateria. Com somente 365 dias de uso, a capacidade de reter carga pode cair 10% do total. Dessa forma, o smartphone vai ter 2.938,5 de bateria. Ou seja, 90% da sua carga máxima.
A medida em que passam os anos, se o iPhone começar a ficar mais lento que o normal, uma das causas mais comum, é que a bateria já esteja com muitos ciclos e em estado avançado de degradação.
O que são os ciclos da bateria?
Em suma, os ciclos de bateria representam a quantidade de vezes que o componente foi usado do 0% ao 100%. As baterias de lítio, usadas atualmente, contam de forma acumulativa, ou seja, se você usar 50% e carregar até 100%, vai alcançar meio ciclo.
Sendo assim, a quantidade de ciclos vai determinar quantas vezes a bateria foi carregada totalmente - quanto maior for a quantidade, mais degradado estará o componente. A Apple indica que a quantidade ideal para o bom funcionamento do iPhone é até 500 ciclos. Ou seja, 80% de capacidade de bateria.
Quando ultrapassadas essas marcas, a bateria vai começar a dar sinais de desgaste profundo. E assim, vai tonar o sistema mais lento, e obrigar o usuário a usar o carregador constantemente. Nesse estágio, é necessário procurar uma assistência especializada da empresa para trocar o componente.
Como ver os ciclos da bateria do iPhone?
Apesar de ser possível ver a saúde da bateria do iPhone facilmente no iOS, você também pode ver a quantidade de ciclos acumulados. Entretanto, não é um processo tão simples, e você vai precisar de algumas ferramentas extras para conseguir ver essa informação.
Você não vai precisar baixar nenhum aplicativo externo para realizar a tarefa, se não desejar. O relatório emitido pelo iOS pode ser visto em um app de documento comum, como o Documents (iOS | iPadOS). Ou ainda, em um computador de mesa.
Abaixo, confira como proceder:
- Abra o app Ajustes;
- Em seguida, clique em "Privacidade";
- Feito isso, role a tela pra baixo, até "Análise e Melhorias";
- Depois disso, ative a opção "Compartilhar Análises";
- Depois, entre em "Dados da Análise";
- Se não tiver nenhum relatório, espere até ser gerado. Se houver, busque pelo "log-aggregated-";
- Se tiver mais de um, entre e busque pelo termo "iPhone OS" no início do relatório;
- Como o relatório tem vários outros dados, pesquise por "BatteryCycleCount". A informação está no final do documento;
- O número exibido abaixo é a quantidade de ciclos da bateria.
O que são os ciclos da bateria do iPhone?
Os ciclos de bateria representam a quantidade de vezes que o componente foi usado do 0% ao 100%. As baterias de lítio, usadas atualmente, contam de forma acumulativa, ou seja, se você usar 50% e carregar até 100%, vai alcançar meio ciclo.
Como ver os ciclos da bateria do iPhone?
Abra o app Ajustes; Em seguida, clique em "Privacidade"; Feito isso, role a tela pra baixo, até "Análise e Melhorias"; Depois disso, ative a opção "Compartilhar Análises"; Depois, entre em "Dados da Análise"; Se não tiver nenhum relatório, espere até ser gerado. Se houver, busque pelo "log-aggregated-".