De acordo com diversos rumores do mercado, o novo iPhone 14 deve ser lançado no mês de setembro. Além de possíveis novos upgrades de câmera, novos processadores, alterações limitadas de design e um novo display devem compor o smartphone.

A estimativa é que o iPhone 14 e 14 Pro sejam dispositivos muito diferentes quando forem lançados nas próximas semanas. Inclusive, há a notícia de que a Apple está se desdobrando para manter os modelos Pro mais caros. A expectativa é que a Apple substitua sua atual linha de iPhone 13 em setembro.

De acordo com relatos, o iPhone 14 marcará o fim do iPhone mini em favor de um novo iPhone regular do tamanho do 'Max'. Esta promete ser uma das maiores mudanças. Além disso, os novos smartphones devem contar com uma exibição sempre on.

Ademais, existem grandes expectativas sobre as atualizações de câmeras em toda a nova família do iPhone 14. Sendo assim, confira abaixo, os detalhes sobre o próximo iPhone da Apple!

Possível data de lançamento do iPhone 14

A estimativa é que o iPhone 14 estreie no mês de setembro, ao lado do Apple Watch Series 8. Entretanto, existem rumores de que, por conta das faltas na cadeia de suprimentos, os modelos iPhone 14 Pro Max e Max possam ser lançados apenas em outubro.

A data mais provável do evento de lançamento do iPhone 14, deve ser na terça-feira, no dia 13 de setembro. E as pré-encomendas devem ocorrer no final de semana, e envio dos novos smartphones na semana seguinte.

Modelos e tamanhos do iPhone 14

Espera-se que o iPhone 13 mini seja o último iPhone mini. Ao invés disso, este ano a Apple deve abandonar a versão menor, em favor de um segundo iPhone de tamanho normal, de mesmo tamanho do Max.

O telefone de 6,7 polegadas seria um iPhone grande mais econômico com o mesmo fator de forma do iPhone 12 Por Max, mas com menos recursos premium.

De acordo com Ming-Chi Kuo, o iPhone 'mini' estava saindo mesmo no ano passado afirmando: "prevemos que o novo iPhone 2S22 terá 4 modelos, ou seja, os modelos high-end de 6,7 polegadas e 6,1 polegadas, e os modelos de 6,7 polegadas e 6,1 polegadas".

Esquemas vazados do iPhone 14 compartilhados em abril parecem revelar dois modelos maiores do iPhone 'Max' que terão 6,7 polegadas de tamanho, juntamente com dois modelos de 6,1 polegadas.

Traseira do novo iPhone 14 (Crédito da imagem: Weibo)

Outros vazamentos em julho também indicam um novo tamanho do modelo a caminho.

Case do iPhone 14 (Crédito da imagem: 老爆科)

Design do iPhone 14

Em setembro, houve o boato de que o iPhone 14 teria um "redesenho completo" em relação ao modelo atual. Não só Mark Gurman vazou isso, mas as informações fornecidas por Jon Prosser afirmaram que a Apple abandonaria o volume da câmera do dispositivo em favor de um design plano.

No entanto, vazamentos mais recentes de renderizações CAD tanto do iPhone 14 quanto 14 Pro, parecem indicar que a Apple não está planejando mudar nada sobre o design do seu smartphone.

Em março, um vazamento sobre o design do iPhone 14 revelou que a empresa manterá muitos dos recursos de design do melhor iPhone atual, o iPhone 13. Inclusive, o seu volume de câmera traseira, bordas quadradas e muito mais.

Nenhum dos rumores das alterações para a parte traseira plana, botões de volume, ou qualquer outra coisa vai acontecer. A única pequena mudança confirmada é uma nova câmera furada para substituir o entalhe atual, a matriz tem um orifício em forma de pílula e um pequeno orifício circular, como um ponto de exclamação em seu lado.

Um segundo conjunto de arquivos CAD vazados para o iPhone 14 revelou que os modelos regulares do iPhone manterão um design quase idêntico ao modelo atual, incluindo o entalhe da banheira.

Esquemas muito detalhados do iPhone 14 Pro também foram compartilhados por Max Weinbach, reiterando todas as mudanças de design acima mencionadas.

Uma outra mudança de chave retratada aqui é um galo de câmera muito grande esperado para ajudar a abrir caminho para alguns grandes upgrades de câmera.

Em termos de materiais, provavelmente podemos esperar a mesma combinação de vidro e alumínio, embora um relatório tenha afirmado que a Apple pode mudar para Titanium para uso no chassi de seus modelos mais premium.

Crédito da imagem: @SaranByte

Painéis vazados de abril apontam não só para o fim do mini iPhone, mas também para o entalhe no iPhone Pro. Em maio, Ross Young relatou que molduras mais finas no iPhone 14 Pro fariam para telas um pouco maiores que a atual linha do iPhone 13.

  • iPhone 13 Pro - 6.06"
  • iPhone 14 Pro - 6.12"
  • iPhone 13 Pro Max - 6,68"
  • iPhone 14 Pro Max - 6.69"

Cores do iPhone 14

De acordo com relatos, a Apple espera adicionar uma nova cor roxa tanto ao iPhone 14 Pro quanto à linha regular do iPhone 14. Outras cores incluem preto, branco, azul e vermelho para o iPhone normal, e grafite, ouro e prata como as outras cores para o iPhone 14 Pro.

Isso se alinha com os lançamentos anteriores, a Apple deve manter as suas cores 'Pro' bastante silenciadas, e usar ouro, prata e cinza espacial, juntamente com um flash de cor como azul ou verde.

Processador iPhone 14

Relatórios iniciais indicaram que a Apple pode adotar um processo de 4nm para uso em seu novo chip iPhone 14. No entanto, agora parece mais provável que a Apple fique com os 5nm.

Atualmente, a Apple usa o chip A15 no iPhone 13, e os dois dispositivos modelo base da Apple manterão este chip. Ming-Chi Kuo também informou que o A15 está ficando por aqui, mas também diz que um novo chip A16 está chegando ao iPhone 14 Pro e Pro Max.

Kuo afirmou que isso é improvável que seja um grande aumento no desempenho e será mais para efeito de marketing. Mark Gurman ecoou o relatório de Kuo, alegando que o chip A16 será exclusivo dos modelos do iPhone 14 Pro.

RAM do iPhone 14

Embora a RAM não seja um grande fator limitante no design do iPhone, relatórios e rumores afirmam que todos os quatro modelos do iPhone 14 contarão com 6GB de RAM. Entretanto, ele irá diferenciar entre as versões Pro e regulares usando LPDDR5 no 1º e LPDDR4X no 2º. Isso significa que as versões Pro podem apresentar melhor desempenho e eficiência de energia na frente da RAM.

Essa informação foi corroborada pela Digitimes, que também diz que todos os modelos do iPhone 14 receberão 6GB de RAM. Porém, as tecnologias diferem entre os modelos regular e Pro. Independente do tipo de RAM, a inclusão de 6GB é um upgrade sobre os 4GB de RAM que atualmente está presente no iPhone 13.

Tela do iPhone 14, ProMotion e Always On

O iPhone 13 Pro possui uma tela ProMotion de 120Hz, e faria sentido que a Apple pudesse adicionar esse recurso a toda a linha do iPhone no próximo ano. Pelo menos um analista sugeriu que o ProMotion e a tela de 120Hz poderiam chegar a todos os modelos do iPhone.

No entanto, vários analistas mais confiáveis afirmaram que 120Hz devem permanecer como um recurso de iPhone 'Pro' este ano. E assim, manter o custo das versões regulares baixos e ajudando a diferenciar entre os dois.

No entanto, Ross Young, do DSCC, diz que este não é o caso, com uma tela LTPS de 60Hz permanecendo no iPhone normal. No entanto, a Apple pode atualizar a tela de outras forma, como fez este ano com o Super Retina Display XDR.

Outro relatório da Elec diz que a Apple pode usar materiais OLED de qualidade diferentes entre seus modelos regulares e Pro iPhone 14. De acordo com o relatório, a Samsung Display usará seu novo material M12 para os modelos iPhone 14 Pro, o mesmo material que está usando em seus novos celulares top de linha dobráveis, como o Galaxy Z Fold 4 e Galaxy Z Flip 4.

O iPhone 14 e o iPhone 14 Max, em comparação, usarão o material M11 mais antigo. A atualização para o M12 pode fazer mais do que apenas permitir a taxa de atualização variável e até mesmo trazer uma tela sempre ativa para os modelos do iPhone 14 Pro.

Uma grande atualização de tela vazada no beta do iOS 16 é a possibilidade de um novo display sempre ligado que usaria uma taxa de atualização variável para exibir sua tela de bloqueio o tempo todo, assim como o Apple Watch Series 7.

Pelo menos um insider previu que o iPhone 14 Pro terá um modo de taxa de atualização de tela de 1Hz. Isso se alinha com o foco intenso que a Apple colocou em sua Tela de Bloqueio em sua versão de software mais recente. Este recurso, como muitos upgrades este ano, deve ser limitado aos modelos 'Pro'.

Assim como o Apple Watch, o iPhone 14 Pro poderá mostrar widgets exibindo clima, calendários, estoques, atividades e outros dados, enquanto a tela permanece com baixo brilho e taxa de quadros. E haverá uma configuração — também como o Apple Watch — que impede que dados confidenciais apareçam na tela de bloqueio para todos verem.

O iOS 16 beta 4 inclui novos papéis de parede que têm um modo "Sleep" mostrando uma versão muito mais escura do papel de parede, um sinal claro de que a Apple está planejando um novo modo always-on.

Armazenamento do iPhone 14

De acordo com relatos, a Apple adicionará uma nova configuração de armazenamento de 2 TB ao iPhone no próximo ano. Provavelmente para o modelo Pro, isso poderia aumentar o armazenamento base para esses telefones e até mesmo ver a estreia de 1TB no iPhone normal.

Também foi relatado que a Apple pode adotar soluções flash QLC NAND para uso como memória no iPhone 14 este ano.

Câmera do iPhone 14

Crédito: Divulgação/Front Page Tech

Uma atualização maciça da câmera pode estar nos planos do iPhone neste ano, através de uma câmera de 48MP. O analista Ming-Chi Kuo acredita que a Apple mudará para uma nova câmera de 48 megapixels no próximo ano, enquanto o dispositivo do ano seguinte verá a Apple saltar para um novo design de câmera periscópio pela primeira vez.

Em uma nota de pesquisa vista pelo iMore, Kuo diz que o iPhone 2022 — provavelmente chamado de iPhone 14 — usará uma nova câmera de 48 megapixels.

Da mesma forma, o analista Jeff Pu diz que o novo iPhone terá um sistema de câmera traseira de lente tripla com uma lente wide de 48MP. Esse aumento também pode permitir a gravação de vídeo 8K. Mark Gurman também afirmou que o iPhone 14 Pro terá uma lente grande angular de 48MP.

Kuo também diz que a Apple pode estar planejando atualizar significativamente sua câmera frontal, o que poderia trazer melhor foco e melhor abertura para um modo retrato melhorado em ambas as fotos e no FaceTime.

Bateria do iPhone 14

De acordo com Ross Young, da DSCC, o iPhone 14 terá baterias maiores em toda a linha. E assim, deve aumentar a capacidade e alimentar mais recursos.

5G e conectividade

O iPhone 14 contará com 5G como seus antecessores e poderá estrear suporte para mais países como o iPhone 13 fez. Também houve relatos de que a Apple usará chips 5G TSMC de 6nm que melhorarão o consumo de energia e a vida útil da bateria ao navegar em excesso de 5G. Os chips também são menores, a caminho de outros componentes.

Esses chips também podem abrir caminho para a conectividade Wi-Fi 6E. Ming-Chi Kuo também relata que o próximo iPhone da Apple pode contar com conectividade Wi-Fi 6E, que é cerca de três vezes mais rápida que o Wi-Fi 5 e dá aos usuários a opção de operar no espectro de 6GHz, bem como as bandas de rádio de 2,4 GHz e 5GHz.

Relatos de comunicação via satélite para emergências não se materializaram com o iPhone 13, de modo que também pode ser outro recurso a ser cuidado. Mark Gurman já declarou que o iPhone 14 pode incluir mensagens de emergência por satélite e um recurso SOS.

De acordo com esse relatório, o recurso seria usado para transmitir mensagens de texto de emergência curtas para serviços de emergência em situações de desastre, como um acidente de avião ou um navio afundando. A função de satélite não seria usada para comunicação diária como mensagens de texto ou iMessage.

Face ID e Touch ID

Não há indícios de que a Apple esteja planejando reintroduzir o Touch ID em qualquer capacidade. Já tínhamos ouvido de um analista confiável que a Apple poderia introduzir uma câmera Face ID sob exibição.

No entanto, vários rumores persistentes de que o iPhone ainda contará com um entalhe ou uma configuração de câmera de furo parecem tornar essa possibilidade redundnante.

Preço e disponibilidade

Os relatórios mais recentes indicam que a Apple poderia aumentar o preço do iPhone 14. Em julho, Dan Ives, analista da Wedbush, alertou que o iPhone 14 poderia ser US$ 100 mais caro que o iPhone 13, já que a Apple procura lidar com os custos crescentes em toda a sua cadeia de suprimentos.

Com um rumor de armazenamento de 2 TB e a possibilidade de um modelo de armazenamento base maior, é possível que o iPhone possa ser mais caro do que a versão atual.