Anteriormente, no início de agosto, foi dito que o iPadOS 16 teria seu lançamento adiado, pois os desenvolvedores não estavam satisfeitos com a experiência do recurso Stage Manager. Essa ferramenta permite que o usuário redimensione as janelas e coloque elas sobrepostas. Agora a Apple confirmou que o iPadOS 16 realmente será adiado, além de anunciar o lançamento do iPadOS 16.1 beta.
A Apple não disse explicitamente que está adiando o lançamento do iPadOS 16 devido a bugs e problemas de qualidade. Ao invés disso, a empresa disse que 2022 está sendo um "grande ano para o iPadOS" e que agora o sistema operacional terá "sua própria programação". Foi dito pela companhia ao site TechCrunch:
Este é um ano especialmente grande para o iPadOS. Como sua própria plataforma com recursos projetados especificamente para o iPad, temos a flexibilidade de entregar o iPadOS em seu próprio cronograma. Neste outono, o iPadOS será lançado após o iOS, como versão 16.1 em uma atualização de software gratuita.
O Stage Manager foi amplamente criticado por exigir o processador Apple Silicon M1, ser confuso e instável. Consequentemente, após esse feedback, a empresa levará um tempo extra para aprimorar o novo recurso de redimensionamento de janelas sobrepostas.
Segundo rumores, em outubro serão lançados novos modelos do iPad e acredita-se que os tablets virão com o iPadOS 16, mas como "versão 16.1". Ao mesmo tempo, espera-se que o iOS 16 seja lançado para o iPhone nas próximas semanas.
iPadOS 16.1 beta: Lançamento
A Apple lançou agora para os desenvolvedores o iPadOS 16.1 beta, para que os testes continuem a ocorrer. Embora a versão do sistema operacional seja identificada como iPadOS 16.0 beta 7 no site do Apple Developer, acredita-se que seja o iPadOS 16.1 beta.
O desenvolvedor James Thomson diz no Twitter que o atraso do iPadOS 16 poderá gerar um grande impacto para a comunidade de desenvolvedores. O motivo disso é devido a criação de aplicativos universais com APIs para o iOS 16 e iPadOS 16 e não há como dividi-los. A única alternativa neste caso seria adiar o lançamento dos apps até que tanto o iOS 16 quanto o iPadOS 16 estejam disponíveis para todos.