A cada dia que passa, o smartphone Android ou iOS é mais importante no dia a dia das pessoas. Diante disso, é imprescindível cuidar da saúde do aparelho, de forma a não danificar o mesmo, e você ter problemas com o superaquecimento, por exemplo.

Em geral, o calor é muito ruim para o iPhone, e nas piores situações, ele pode levar a danos permanentes aos componentes internos, especialmente a bateria e o processador. O aparelho pode superaquecer em um dia muito quente, ou se você deixar o seu telefone no sol, ou em um carro quente.

Ademais, outras possíveis causas para o superaquecimento incluem uma bateria com problemas, muitos aplicativos e processo em execução. Ou ainda, durante a transmissão de um streaming, ou jogabilidade constantes, ou software desatualizado.

Dentre os sinais de alerta que o iPhone está à beira do superaquecimento, estão: Ele pode sentir calor ao toque, correr mais devagar, não carregar, mostrar um display preto, reproduzir áudio de baixa qualidade, ou ainda, ter resposta gráfica lenta.

Em condições normais, o superaquecimento não deve ocorrer. É dito isso, pois os sensores do iPhone avisam muito antes de chegar a uma temperatura perigosa ou prejudicial. E o iPhone foi projetado para eliminar o calor.

O iPhone pode mandar um aviso de temperatura quando o dispositivo excede o limite de temperatura. Nessa situação, o seu telefone está inoperante até esfriar, exceto para as chamadas de emergência. Sendo assim, se o seu iPhone está quente, confira abaixo, alguns situações.

Como evitar que o seu iPhone superaqueça?

Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller

Abaixo, confira algumas dicas de como evitar que o seu iPhone superaqueça.

1. Execute o software mais recente

O sistema operacional iOS e os aplicativos do iPhone precisam estar atualizados. É dito isso, pois o software desatualizada pode deixar a CPU sobrecarregada. E isso, pode resultar em um superaquecimento.

Sendo assim, atualize todos os aplicativos, pois as atualizações ofertam patches de segurança críticos, e funcionalidades aprimoradas. Em suma, apps desatualizados podem sobrecarregar o processador e levar a um acúmulo de calor.

Para isso:

  1. Acesse os Ajustes;
  2. Em seguida, toque em Geral;
  3. Logo após, clique em Atualização de Software. Se as atualizações automáticas estiverem ativadas, você verá um prompt para atualizar, ou uma mensagem de que a sua versão para iOS está atualizada.

Como fazer a atualização de iOS.
  1. Depois disso, inicie a App Store;
  2. Feito isso, toque no ícone Perfil no canto superior direito, e role até as atualizações disponíveis e toque em Atualizar tudo.

Como fazer a atualização de aplicativos no iOS.

2. Habilite o brilho automático

Estar com o brilho do seu iPhone no máximo também pode levar ao superaquecimento, bem como drenar a bateria do smartphone. Sendo assim, configure o seu iPhone para ele ajustar o brilho da tela de forma automática:

  1. Acesse os Ajustes;
  2. Em seguida, toque em Tela e Brilho;
  3. Depois disso, ative o Brilho Automático.
Como habilitar o brilho automático da tela no iPhone.

3. Desligue o Bluetooth e outros serviços

Em geral, o bluetooth usa muitos recursos constantemente do seu telefone. Sendo assim, quando você não estiver usando o mesmo, desligue-o. E também se certifique que apps como Safari, Bluetooth, Wi-Fi, mapas, apps de navegação, e serviços de localização, também estejam desativados quando você quer esfriar o seu aparelho.

  • Para desativar o Bluetooth: acesse Ajustes > Bluetooth > Desligue a chave verde.
  • Para desativar os dados móveis: abra os Ajustes > Celular > Dados Celulares > Desligue a chave verde.
  • Para desativar o Acesso Pessoal: abra os Ajustes > Acesso Pessoal > Desative a chave de Permitir acesso a outros.
  • Para desativar o AirDrop: toque em Ajustes > Geral > AirDrop > Marque a opção Recepção Inativa.

4. Remova a case do seu iPhone

O iPhone dispersa o calor por meio de sua estrutura metálica. Entretanto, uma caixa pode impossibilitar que o seu iPhone libere calor. Sendo assim, veja se a case do seu iPhone não está causando o superaquecimento.

Para testar, retire a case do seu iPhone e teste por um ou mais dias. Se o superaquecimento parar, experimente comprar um case novo. Ademais, tente colocar o seu smartphone na frente de um ventilador de resfriamento.

5. Ative o modo Avião

Se o seu iPhone está constantemente conectado com a internet, pode ser uma boa opção desligar a mesma para tentar resfriar o smartphone. Para isso, experimente ligar o Modo Avião do seu iPhone.

Como ativar o modo avião.

6. Reinicie o seu iPhone

Uma boa opção para resfriar o seu iPhone, é executar uma reinicialização à força. Sendo assim, desligue o seu aparelho completamente, e depois ligue-o novamente.

7. Desconecte o carregador

Durante o carregamento, é natural que o iPhone esquente um pouco. Entretanto, se o seu aparelho estiver quente demais, pode haver algo errado. Se certifique de usar um carregador e cabo oficiais da Apple.

Além disso, tenha certeza de que a porta Lightning está limpa e livre de qualquer sujeira ou fiapos. Qualquer fiapo ou sujeira pode impedir que o carregador funcione corretamente, resultando em superaquecimento.

8. Remova o telefone da luz solar direta

Ademais, a faixa de temperatura ideal para o seu iPhone é de 0 a 35ºC. Em suma, a luz solar direta pode aumentar a temperatura do ar, e com o calor gerado pelos processos normais do seu smartphone, você pode deixar um iPhone superaquecido.

9. Feche os aplicativos em excesso

Estar com muitos aplicativos rodando simultaneamente, faz com que o seu iPhone trabalhe mais, e se sinta mais quente. Sendo assim, feche os aplicativos que você não estiver usando.

10. Use o modo pouca energia

Por fim, outra forma de tentar reduzir o calor do smartphone, é colocar a bateria do mesmo em modo de pouca energia. Dessa forma, o seu iPhone produz menos calor à medida que gasta menos bateria. Para isso:

  1. Acesse Ajustes;
  2. Em seguida, toque em Bateria;
  3. Depois disso, ative o Modo Pouca Energia.
Como usar o modo pouca energia.