A Apple lançou no último domingo (16), o mais novo watchOS 11, após meses de testes beta. Uma das principais novidades do novo sistema é a detecção de apneia do sono, que está disponível para o Apple Watch Series 10, Apple Watch Series 9 e Apple Watch Ultra 2 em mais de 150 países e regiões, conforme anunciado pela Apple. No entanto, temos uma péssima notícia para os brasileiros.

Detecção de apneia do sono é lançado no Apple Watch

A lista de países inclui EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha, Japão, Nova Zelândia, Singapura, entre outros, com uma lista completa disponível no site da Apple. Alguns países de língua inglesa, como Austrália e Canadá, ainda não têm acesso a essa funcionalidade, pois a Apple está aguardando a aprovação regulatória em algumas regiões. Infelizmente, o Brasil ficou de fora da lista e não receberá a funcionalidade.

A apneia do sono é um distúrbio potencialmente grave em que a respiração da pessoa para e recomeça repetidamente durante o sono. A função de detecção utiliza o acelerômetro do Apple Watch para "monitorar pequenos movimentos no pulso associados a interrupções nos padrões respiratórios normais," segundo a Apple. Se essas interrupções ocorrerem frequentemente ao longo de várias noites, elas podem estar associadas à apneia do sono.

Os usuários do Apple Watch podem visualizar as suas "Interrupções Respiratórias Noturnas" no aplicativo Saúde do iPhone, com as interrupções classificadas como "elevadas" ou "não elevadas."

A Apple afirma que a função foi desenvolvida utilizando "aprendizado de máquina avançado" e um "extenso conjunto de dados de testes clínicos de apneia do sono", e foi validada em um "estudo clínico." De acordo com as informações adicionais, a função é destinada a detectar sinais de apneia do sono moderada a grave em pessoas de 18 anos ou mais que ainda não tenham sido diagnosticadas com a doença.

Recentemente, a Apple recebeu a aprovação da FDA para essa função nos EUA e compartilhou um documento descrevendo o desenvolvimento e a validação da tecnologia.

O novo Apple Watch Series 10 foi lançado neste mês, enquanto o Apple Watch Series 9 e o Apple Watch Ultra 2 foram lançados no ano passado.